Pular para o conteúdo

“Sou um místico”, diz presidente do México após publicar foto de suposto duende

  • por

Espanto, zombaria, elogios ao misticismo: o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, gerou uma avalanche de comentários após publicar uma foto na qual, segundo ele, é visto um “alux” (duende da mitologia maia).


López Obrador é alvo de todo tipo de adjetivo desde que publicou no Twitter, no último sábado, a imagem de uma suposta criatura mimetizada em uma árvore.


“Sim, sou um místico. Já viram que eu publiquei a coisa do alux”, comentou nesta quarta-feira (1º) o presidente, risonho, sobre o tuíte que inspirou memes e paródias em programas famosos da TV americana.






O presidente garante que a foto, “aparentemente de um alux”, foi tirada na semana passada, por um engenheiro, durante as obras do Trem Maia na Península de Yucatán, habitada por indígenas maias desde os tempos ancestrais.


O Twitter, no entanto, adicionou notas de usuários, segundo as quais a imagem “tem pelo menos dois anos”. O esclarecimento inclui um link para uma nota publicada em 10 de fevereiro de 2021 com uma foto muito semelhante à divulgada pelo mandatário.


Sem entrar na polêmica, o presidente mexicano disse hoje que “a vida não é apenas o racional, mas também o místico”, e destacou que o tuíte foi visto 9,6 milhões de vezes.


“São as raízes culturais do México. Gostaria que existissem aluxes, mas, se não existem, é necessário inventá-los”, comentou o governante, ao lembrar que esses seres mitológicos se caracterizam por fazer travessuras. Segundo os maias, eles escondem objetos e defendem lugares sagrados.


“Os que não quero são os outros, os demônios”, acrescentou o presidente, sobre seus adversários políticos.


López Obrador já havia revelado suas crenças em 2020, ao exibir imagens religiosas como “escudo protetor” contra a covid-19, e, em 2018, pediu “permissão à mãe terra” para o Trem Maia.

Veja também

Homem tosse três litros de sangue após se viciar em cigarro eletrônico

SAÚDE

Nos Estados Unidos, homem tosse três litros de sangue após se viciar em cigarro eletrônico

Supremo do Panamá rejeita casamento igualitário: "não é um direito"

Homofobia

Supremo do Panamá rejeita casamento igualitário: “não é um direito”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *