Pular para o conteúdo

Submarino desaparecido: veja as últimas fotos de tripulação antes de expedição

  • por

O submarino que levava cinco tripulantes até os destroços do Titanic desapareceu, no domingo, depois de cerca de uma hora e 45 minutos após o início da expedição. A Guarda Costeira de Boston, que faz as buscas pelo submersível, confirmou que o bilionário britânico Hamish Harding, de 59 anos, é um dos passageiros.


O próprio empresário e explorador confirmou nas redes sociais que participaria da viagem, e a empresa dele, a Action Aviation, publicou imagens dos preparativos para a expedição. São as últimas fotos da tripulação antes do mergulho às águas profundas, a cerca de 600 quilômetros da costa de Newfoundland, no Canadá.


Equipes de resgate dos Estados Unidos e Canadá intensificaram os esforços nesta terça-feira (20) para encontrar o submarino. A Guarda Costeira americana explicou que as operações de busca são complexas. As buscas, na superfície ou debaixo d’água, envolvem uma região “de quase 1.450 quilômetros ao leste de Cape Cod, a uma profundidade de cerca de 4 mil metros”.




Após o mergulho, o Titan enviava sinais para um barco na superfície, o Polar Prince, a cada 15 minutos. De acordo com o jornal britânico “The Sun”, uma última mensagem do tipo foi recebida pela embarcação quando o submersível estava próximo dos destroços do Titanic, no Atlântico Norte, a cerca de 600 quilômetros da costa do Canadá e a cerca de 3.810 metros de profundidade. Com isso, a possível localização do Titan fica 3.352 metros mais fundo do ponto a que chegou a operação de resgate subaquático mais profunda e bem-sucedida até hoje.


“EXPEDIÇÃO TITANIC 2023. 4 horas desta manhã início da Expedição Titanic – Missão 5 – com a OceanGate. O submarino teve um lançamento bem-sucedido, e Hamish está mergulhando nesse momento. Fiquem ligados para atualizações!”, escreveu a empresa no post de divulgação das fotos.


 





Famílias, amigos e empresas começaram a divulgar os nomes dos passageiros a bordo.


Hamish Harding é o empresário e aventureiro britânico que mora nos Emirados Árabes Unidos. Ele é dono de uma empresa chamada Action Aviation, que compra e vende aeronaves, incluindo jatos executivos, e que confirmou que ele estava a bordo do submersível no domingo. Aos 58 anos, Harding já viajou dos pontos mais profundos do planeta até o espaço, além de ter batido recordes de aviação.


No sábado, Harding compartilhou em suas redes sociais que o mergulhador Paul-Henri Nargeolet iria viajar com ele no domingo. A CBC News conversou com Larry Daley, um mergulhador de St. John’s, que também disse que Nargeolet estava na expedição.


O empresário paquistanês e seu filho, Shahzada e Sulaiman Dawood, também estavam a bordo, de acordo com um comunicado divulgado pela família nesta terça-feira. Shahzada é curador do Instituto Seti, uma organização de pesquisa na Califórnia, de acordo com seu site.


Dawood é vice-presidente de um dos maiores conglomerados do Paquistão, a Engro Corporation, que tem investimentos em fertilizantes, fabricação de veículos, energia e tecnologia. Segundo a família do empresário, ele e o filho planejaram a viagem para visitar os restos do Titanic.

Veja também

Luta contra o tempo para encontrar submarino desaparecido quando visitava destroços do Titanic

Mundo

Luta contra o tempo para encontrar submarino desaparecido quando visitava destroços do Titanic

Ciclista morre após ser atropelado por ônibus em Jaboatão dos Guararapes

GRANDE RECIFE

Ciclista morre após ser atropelado por ônibus em Jaboatão dos Guararapes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *