Pular para o conteúdo

Passagem fronteiriça Turquia-Armênia é aberta pela 1ª vez em 35 anos após terremoto

  • por

Pela primeira vez em 35 anos, uma passagem foi aberta na fronteira entre Turquia e Armênia informou a agência oficial de notícias turca Anadolu, neste sábado (11), após o forte terremoto que deixou quase 25.000 mortes.


Cinco caminhões com ajuda para as vítimas do terremoto que atingiu Turquia e Síria na segunda-feira (6) cruzaram o posto de Alican, na província de Igdir, neste sábado, noticiou a Anadolu.


“A ajuda humanitária enviada pela Armênia cruzou a ponte de Margara na fronteira entre Armênia e Turquia e se dirige para as áreas afetadas pelo terremoto”, tuitou o vice-ministro armênio das Relações Exteriores, Vahan Kostanayna, citado pela Anadolu.


Segundo a agência turca, esta passagem foi aberta pela última vez em 1988 para entregar ajuda à Arménia, após um terremoto que atingiu sua capital nacional, Erevan, deixando entre 25 mil e 30 mil mortos.


Divididos pela memória do genocídio armênio em 1915 e pelo conflito em Nagorno Karabagh, os dois países começaram a retomar os contatos em dezembro de 2021 com a nomeação de enviados especiais que discutiram, em Viena, a normalização das relações. Os voos comerciais foram retomados em fevereiro de 2022.



Veja também

Voo da FAB traz ao Brasil 17 sobreviventes de terremoto na Turquia

Terremoto na Turquia

Voo da FAB traz ao Brasil 17 sobreviventes de terremoto na Turquia

'Dry scooping': moda da ingestão de pré-treino a seco pode trazer riscos à saúde, aponta estudo

Pré-treino

‘Dry scooping’: moda da ingestão de pré-treino a seco pode trazer riscos à saúde, aponta estudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *