Os preservativos serão gratuitos nas farmácias francesas para jovens entre 18 e 25 anos a partir de janeiro, anunciou o presidente Emmanuel Macron na quinta-feira.
“Nas farmácias, os preservativos serão gratuitos para jovens de 18 a 25 anos. Isso começará em 1º de janeiro. É uma pequena revolução na prevenção”, disse o presidente.
Suas declarações aconteceram durante uma reunião do Conselho Nacional de Refundação (CNR) dedicado à saúde dos jovens em Fontaine-le-Comte, perto de Poitiers (centro-oeste). A Segurança Social já reembolsa preservativos desde dezembro de 2018, caso tenha receita de médico ou parteira, para combater a SIDA e as infeções sexualmente transmissíveis.
O presidente estimou que a “saúde sexual” dos jovens é um “problema real” e defendeu a formação de “melhores” professores em “educação sexual”, já que “a realidade está muito longe da teoria”.
Macron também mencionou a vacinação de adolescentes contra o vírus do papiloma humano e não descartou a vacinação “obrigatória”, caso os cientistas a recomendem.
O governo também pretende tornar os anticoncepcionais de emergência gratuitos para todas as mulheres, sem receita, de acordo com o projeto orçamentário aprovado na semana passada.
A norma orçamentária da Previdência Social também prevê testes gratuitos de detecção de infecções sexualmente transmissíveis para menores de 26 anos.
Veja também
MaresProteção dos mares ‘demorou demais’, critica chefe da ONU
EducaçãoPagamentos de bolsistas da Capes serão feitos até o dia 13, diz MEC