Pular para o conteúdo

Assassinatos e ameaças a jornalistas aumentaram na Colômbia em 2022 (ONG)

  • por

A violência contra jornalistas na Colômbia aumentou em 2022 e deixou dois comunicadores assassinados e mais de 200 sob ameaça, destaca um relatório da Fundação para a Liberdade de Imprensa (Flip) divulgado nesta quinta-feira (9).


No ano passado, os repórteres Rafael Moreno (37) e Wilder Córdoba (44) foram assassinados “por motivos relacionados ao seu trabalho jornalístico”, ambos em pequenas cidades dos departamentos de Córdoba (noroeste) e Nariño (sul), respectivamente, destaca o documento, intitulado “Páginas pela Liberdade de Expressão”.


Moreno, que denunciava no Facebook casos de corrupção envolvendo autoridades locais, já havia sido alvo de  ameaças e contava com uma escolta designada pelo Estado que não o acompanhava no dia em que foi baleado, denunciou a Flip.




A ONG também detalhou a morte de Córdoba, que dirigia um canal de TV local no qual alertava para a insegurança e corrupção, até que pistoleiros “atiraram contra ele quatro vezes” enquanto Córdoba andava de moto em uma estrada rural.


Cinco jornalistas foram assassinados na Colômbia desde 2020, um deles em 2021. A maioria trabalhava em regiões afastadas, “onde não há uma presença forte de veículos de comunicação”.


Desde 2020, a Justiça prendeu os autores materiais de três homicídios, mas, em nenhum dos casos, esclareceu “quem foram os mandantes, nem a motivação do crime”.


“Desde 2020, a cada ano é estabelecido um novo recorde de ameaças contra jornalistas na Colômbia. Em 2022, registramos 218 ameaças, o número mais alto dos últimos 15 anos”, ressaltou Jonathan Bock, diretor da Flip, em vídeo publicado nas redes sociais. Em 2021, 172 jornalistas haviam denunciado ameaças à ONG.


Segundo a Repórteres sem Fronteiras, a Colômbia é o terceiro país mais perigoso para os jornalistas na América Latina, atrás do México e Brasil.


A Flip divulgou a publicação por ocasião do Dia do Jornalista na Colômbia.

Veja também

Ex-vice-presidente Mike Pence intimado em investigação contra Trump, segundo imprensa

EUA

Ex-vice-presidente Mike Pence intimado em investigação contra Trump, segundo imprensa

Estrangeiros demitidos de empresas de tecnologia nos EUA lutam para não perder visto

MERCADO

Estrangeiros demitidos de empresas de tecnologia nos EUA lutam para não perder visto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *