Pular para o conteúdo

Zelensky agradece à UE por apoio e pede rapidez na entrega de armas

  • por

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, agradeceu, nesta quinta-feira (9), aos líderes da União Europeia (UE) pelo “apoio inabalável” ao seu país e pediu mais armas para resistir à ofensiva russa contra seu território, iniciada há quase um ano.


Agradeço-lhes pessoalmente por este apoio inabalável ao meu país (…) Não se pode pensar em uma Europa livre sem a Ucrânia, disse o presidente ucraniano, ao participar de uma cúpula de líderes da UE em Bruxelas.




Em sua mensagem aos líderes da UE, Zelensky reiterou seu pedido para acelerar a entrega de armas e adicionar caças e mísseis de longo alcance aos pacotes de ajuda militar.


Quero agradecer-lhes por (…) entenderem como precisamos muito disso (…) canhões de artilharia, munições, tanques modernos, mísseis de longo alcance e caças modernos, disse o presidente. Devemos ir mais rápido do que o nosso agressor, insistiu.


O líder também agradeceu “às nações europeias por entenderem que nossos bravos soldados lutam contra o terror da Rússia com o apoio de vocês”.


A reunião de Zelensky com os líderes da UE aconteceu sob estritas normas de segurança, ao ponto de todos os participantes terem de deixar seus celulares de fora da sala. Já o discurso do presidente ucraniano foi transmitido ao vivo.


Pouco antes da cúpula, os líderes dos 27 países-membros da UE e os principais líderes das instituições europeias posaram para uma foto com Zelensky dentro do Conselho Europeu.


O presidente ucraniano foi recebido como um herói, com ovações e vivas, na sede do Parlamento Europeu, onde proferiu um discurso perante uma sessão plenária extraordinária.

Veja também

Fies: termina nesta quinta-feira (09) prazo para complementação de dados de inscrição

fies

Fies: termina nesta quinta-feira (09) prazo para complementação de dados de inscrição

Rubéola: suspeitas em Goiânia acendem alerta para cobertura vacinal abaixo de 60% no país

vacinação

Rubéola: suspeitas em Goiânia acendem alerta para cobertura vacinal abaixo de 60% no país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *