Pular para o conteúdo

Twitter “respeitará lei” europeia, afirma Musk – Tecnologia e Games

  • por

O Twitter “respeitará a lei” europeia destinada a lutar contra a desinformação e a propagação do ódio na internet, assegurou o proprietário da rede social, o polêmico Elon Musk, em entrevista exibida nesta segunda-feira (19) pelo canal de TV francês France 2.


“O Twitter respeitará a lei. Se uma lei é promulgada, o Twitter se compromete a respeitá-la”, respondeu o bilionário, quando lhe perguntaram sobre a nova normativa da União Europeia (UE) para os serviços digitais. A entrevista com Musk, que também é proprietário da Tesla e SpaceX, foi gravada na sexta-feira (16), paralelamente ao salão VivaTech, em Paris.


A Lei de Serviços Digitais (DSA, sigla em inglês) entrará em vigor em 25 agosto e irá impôr às plataformas que atuem “com prontidão” para remover qualquer conteúdo ilegal, sob pena de multas de até 6% do seu faturamento mundial.  No mês passado, o Twitter se retirou do código de boas práticas da UE contra a desinformação na internet, criado em 2018.




Durante a entrevista, Musk enfatizou que o Twitter não ultrapassará “as disposições legais” em matéria de censura e liberdade de expressão, e citou a dificuldade de colocar o “cursor no que é bom ou mau, aceitável” ou não.  “No entanto, se uma lei é promulgada, como a lei na democracia representa a vontade do povo, deve ser respeitada”, insistiu.


Ao ser perguntado sobre o grande número de demissões no Twitter durante o outono (norte), Musk afirmou que a companhia não “reduziu a atividade de moderação em si”. “A moderação é realizada por aproximadamente 4.000 colaboradores, e o trabalho se manteve mais ou menos igual”, afirmou, referindo-se, inclusive, a uma “diminuição” dos discursos de ódio, contradizendo alguns estudos.


O empresário americano também defendeu “desacelerar” a inteligência artificial (IA) e não “detê-la”, após assinar uma petição na qual se pedia uma pausa de seis meses nas pesquisas, pelos riscos que acarreta para a humanidade.


Musk, que fundou em março a X.AI, nova empresa especializada neste campo, também disse que preferia ser “participante”, em vez de “observador”.

Veja também

Distribuição de absorventes beneficiará 24 milhões de mulheres

Saúde

Distribuição de absorventes beneficiará 24 milhões de mulheres

Waven, novo RPG da Ankama Games, ganha demo nesta segunda (19)

Jogos

Waven, novo RPG da Ankama Games, ganha demo nesta segunda (19)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *