Pular para o conteúdo

Putin afirma que Zelensky é uma “vergonha para o povo judeu”

  • por

O presidente russo Vladimir Putin chamou, nesta sexta-feira (16), seu homólogo ucraniano Volodimir Zelensky de “vergonha” para o povo judeu e voltou a justificar a ofensiva militar na Ucrânia, alegando que a ex-república soviética é governada por “neonazistas”.


“Tenho muitos amigos judeus desde a minha infância. E eles dizem que Zelensky não é judeu, que ele é uma vergonha para o povo judeu. Não estou brincando”, declarou o presidente russo no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, ao qual a AFP não teve acesso por não ter sido credenciada.




A Rússia afirma que o tratamento de Kiev à população russófona na Ucrânia é comparável às ações da Alemanha nazista, acusações rechaçadas pelo governo ucraniano e a comunidade judaica no país.


Após as declarações de Putin, o grande rabino da Ucrânia disse que estava orgulhoso de Zelensky. “E não só eu, acredito que todo o mundo está orgulhoso dele”, afirmou o rabino Moshe Reuven Azman à agência de notícias ucraniana UNIAN.


“Ele não fugiu e está fazendo o possível para ajudar o povo ucraniano”, acrescentou.


Por sua vez, o empresário e filantropo ucraniano Viktor Pinchuk, que lembrou que também tem ascendência judaica, disse que “Zelensky é a encarnação da luta pela liberdade, e a liberdade é um dos principais valores do povo judaico”, segundo um comunicado publicado por sua fundação.

Veja também

MP abre procedimento para apurar possível risco em barragem de MG

BRASIL

MP abre procedimento para apurar possível risco em barragem de MG

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda, aponta Fiocruz

SRAG

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda, aponta Fiocruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *