Pular para o conteúdo

Uruguai transformará águia de navio nazista em pomba da paz

  • por

A águia de bronze com simbologia nazista que adornava o encouraçado alemão Graf Spee, que foi afundado em águas uruguaias em 1939, no alvorecer da Segunda Guerra Mundial, será fundida e transformada em pomba da paz.


Este “símbolo de violência e guerra” será transformado em um “símbolo de paz e união”, anunciou o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (16).


O artista uruguaio Pablo Atchugarry, conhecido por suas grandes esculturas de arte abstrata em mármore, foi o escolhido para realizar a obra. Espera-se que ela esteja concluída em novembro.


A imponente águia de bronze com asas abertas e uma suástica entre suas garras, de 2,8 metros de comprimento por dois de altura e 350 quilos de peso, foi recuperada do Rio da Prata por uma equipe privada em 2006.




Após uma breve exposição pública em um hotel no centro de Montevidéu, a figura de proa do navio de guerra do Terceiro Reich ficou em um depósito sob custódia da Marinha uruguaia, alvo de uma disputa judicial.


O litígio foi resolvido no final de 2022, quando a Suprema Corte de Justiça do país confirmou que a peça era propriedade do Estado uruguaio.


Atchugarry disse que, após um esboço feito no Uruguai, viajou para a Itália, onde fez um modelo em mármore de Carrara que servirá de base para a peça definitiva, que terá cerca de 1,70 metro de comprimento.


“O bronze da águia nazista será fundido e se transformará neste símbolo da paz”, contou o artista.


O local de exibição da nova escultura ainda não está definido, mas a ideia é instalá-la em Punta de la Salina, no departamento de Maldonado, o lugar onde termina o Rio da Prata e começa o Oceano Atlântico, disse o presidente.


O encouraçado alemão Admiral Graf Spee protagonizou, junto com os cruzadores britânicos Exeter e Ajax, e o neozelandês Achilles, a Batalha do Rio da Prata, um dos primeiros enfrentamentos navais da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que aconteceu em frente à costa uruguaia em 13 de dezembro de 1939.

Veja também

Idoso foragido há 27 anos por homicídio na Paraíba é preso no Rio pela Polícia Federal

Crime

Idoso foragido há 27 anos por homicídio na Paraíba é preso no Rio pela Polícia Federal

Febre maculosa: São Paulo confirma dois novos casos

INFECÇÃO

Febre maculosa: São Paulo confirma dois novos casos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *