Pular para o conteúdo

Brasileiro vai a julgamento por ataque contra Cristina Kirchner na Argentina

  • por

A juíza argentina María Eugenia Capuchetti anunciou nesta segunda-feira que o processo em andamento contra três réus pela tentativa de homicídio da vice-presidente Cristina Kirchner será levado a julgamento.

A decisão faz com que o brasileiro Fernando Sabag Montiel, e os argentinos Brenda Uliarte e Nicolás Carrizo vão a julgamento oral e público pelo atentado fracassado contra Cristina Kirchner, ocorrido em 1º de setembro do ano passado. Na ocasião, Montiel, armado com uma pistola, se misturou a um grupo de apoiadores, abordou a vice-presidente e puxou o gatilho várias vezes, mas os disparos falharam.


Naqueles dias, um tribunal julgava a ex-presidente (2007-2015) por um processo de corrupção, pelo qual foi posteriormente condenada a seis anos de prisão e inabilitação política, acusações de que recorreu e que atribuiu a perseguições de opositores.




Montiel, de 35 anos, e sua namorada Brenda Uliarte, de 23, são acusados como coautores. Nicolás Carrizo, de 27 anos, que empregava o casal como vendedor ambulante, é acusado de “participante”.


O caso foi classificado pelo Ministério Público como “homicídio duplo qualificado por traição e por competição dolosa de duas ou mais pessoas, agravado pelo uso de arma de fogo, no grau de tentativa”.


A juíza lembrou em seu parecer que o procurador considerou que a investigação “não evidenciou qualquer vínculo dos apontados com nenhum grupo ou pessoa” que tenha prestado assistência ao evento. O procurador descartou ainda que existam elementos que demonstrem “a colaboração de terceiros com dinheiro para o ataque”.

Veja também

Irã e Venezuela reforçam cooperação em Caracas ante "inimigos comuns"

ACORDO

Irã e Venezuela reforçam cooperação em Caracas ante “inimigos comuns”

Casamento comunitário no Recife une "Sim" de mais de 500 casais neste Dia dos Namorados

AMOR

Casamento comunitário no Recife une “Sim” de mais de 500 casais neste Dia dos Namorados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *