Pular para o conteúdo

Guterres mantém confiança em emissário, declarado ‘persona non grata’ pelo Sudão

  • por

A declaração, por parte do governo sudanês, do enviado da ONU como  “persona non grata”, é “contrária” aos princípios da ONU e “não aplicável”, disse, nesta sexta-feira (9), o porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, destacando que o status do alemão Volker Perthes “não mudou”.


“O status do senhor Perthes atualmente não mudou e a posição do secretário-geral continua sendo a expressa perante o Conselho de Segurança na semana passada”, disse Stéphane Dujarric, em alusão à “confiança absoluta” reafirmada então por António Guterres no titular da missão da ONU no Sudão.


“O secretário-geral lembra que a doutrina da persona non grata não é aplicável ao pessoal das Nações Unidas, e sua invocação é contrária às obrigações dos Estados em virtude da Carta das Nações Unidas”, acrescentou.


O comandante do exército sudanês, general Abdel Fatah al Burhan, havia exigido, no fim de maio, em carta endereçada ao secretário-geral da ONU, a destituição de Volker Perthes, a quem responsabilizou pela guerra iniciada em meados de abril com os paramilitares do general Mohamed Hamdan Daglo.




Na madrugada desta sexta, o Ministério das Relações Exteriores do Sudão anunciou que o governo havia “notificado” António Guterres que declarou Volker Perthes “persona non grata a partir de hoje”.


O emissário, que estava em Nova York quando o general Burhan enviou a carta exigindo sua destituição, encontra-se atualmente em Adis Abeba. “Compartilharemos qualquer novidade”, disse Stéphane Dujarric.

Veja também

Francês é condenado a 18 anos de prisão por queimar viva ex-namorada

CRIME

Francês é condenado a 18 anos de prisão por queimar viva ex-namorada

Encontradas vivas as quatro crianças perdidas na Amazônia colombiana há 40 dias

AMÉRICA DO SUL

Encontradas vivas as quatro crianças perdidas na Amazônia colombiana há 40 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *