O papa Francisco, de 86 anos, passou uma segunda noite tranquila no hospital Gemelli, em Roma, onde continua sua convalescença de vários dias após uma operação abdominal, anunciou o Vaticano nesta sexta-feira (9).
O sumo pontífice argentino foi internado a uma cirurgia na quarta-feira sob anestesia geral por três horas para remover “aderências” dolorosas na parede abdominal como resultado de uma operação de cólon em 2021.
“A noite passada também foi boa”, disse a assessoria de imprensa da Santa Sé em um breve comunicado na manhã desta sexta-feira, acrescentando que mais informações serão fornecidas durante o dia.
O papa está submetido a uma dieta hídrica e sua evolução é regular, informou o Vaticano na quinta-feira. “Sua saúde geral é boa, ele está acordado e respirando naturalmente”, segundo sua equipe médica.
Francisco deveria passar vários dias internado no décimo andar da Policlínica Gemelli, conhecido como o “hospital dos papas”, no mesmo quarto que João Paulo II ocupou em inúmeras ocasiões.
O Vaticano informou que todas as suas audiências foram canceladas até 18 de junho.
O papa tem um longo histórico médico. Aos 21 anos sofreu uma pleurisia, doença grave que levou à retirada parcial de um pulmão, além de problemas no joelho e no quadril.
Em várias ocasiões compareceram as suas obrigações devido ao seu estado de saúde, o que alimenta interferências e especulações.
No final de março, o pontífice foi internado no hospital Gemelli por causa de uma infecção respiratória que o obrigou a tomar antibióticos por três dias.
Veja também
FRANÇAAtaque com faca na França: saiba quem é o “herói da mochila” que enfrentou agressor em parque
incêndios florestais Fumaça de incêndios do Canadá é diagnosticado até na Noruega