Pular para o conteúdo

Zelensky pede para discursar na assembleia-geral da OEA

  • por

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, pediu para discursar durante a assembleia geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que será realizada no fim do mês, em Washington, informou a organização nesta quarta-feira (7).


Em fevereiro, quando se completou um ano da invasão russa à Ucrânia, Zelensky se admitiu a aumentar a lista de países que o apoiam contra Moscou, principalmente na África e América Latina. Quase todos os países latinos condenaram a operação russa, mas relutaram em sancionar Moscou ou enviar armas para a Ucrânia.




Neste contexto, a missão dos observadores permanentes da Ucrânia solicitou por escrito à OEA que Zelensky “possa fazer um discurso ao vivo e apresentar um gravado durante o diálogo com os observadores permanentes na quarta sessão plenária da Assembleia Geral”, como fez no ano passado.


“O pedido de um país observador não está sujeito a aprovação”, expliquem fontes da OEA, o que equivale a que ele faria uso da palavra durante a 53ª assembleia geral, instância política máxima da organização.


Zelenski falaria às Américas em um momento de tensão com o Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deseja que o país atue como mediador entre outros países “neutros”, incluindo a China, em uma eventual negociação para pôr fim à guerra, mas diz ter ficado incomodado por não ter se reunido com Zelensky paralelamente à reunião de cúpula do G7 no Japão, no mês passado, supostamente por problemas de agenda.


A Rússia deixou de ser um observador permanente da OEA no ano passado, após ser suspensa pela organização até que “cesse suas hostilidades e retire-se como tropas” da Ucrânia.

Veja também

Fenômeno El Niño reduz geração de energia na América Central

CLIMA

Fenômeno El Niño reduz geração de energia na América Central

Senador uruguaio acusado de abuso sexual de menores perde imunidade

Mundo

Senador uruguaio acusado de abuso sexual de menores perde imunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *