Pular para o conteúdo

Chefe da inteligência da Ucrânia não vê sinal de envio de armas chinesas à Rússia

  • por

O chefe do serviço de inteligência da Ucrânia, Kyrylo Budanov, afirmou em uma entrevista à rádio Voice of America que não vê nenhum indício de que a China pretende enviar armas à Rússia.


Funcionários de alto escalão do governo dos Estados Unidos afirmaram recentemente que a China está considerando enviar equipamentos letais a Moscou e iniciaram uma campanha diplomática foi iniciada para impedir tal medida.


Ao ser questionado sobre a possibilidade, Budanov declarou: “Não compartilho esta opinião”.


“Neste momento, não acredito que a China aceite transferir armas à Rússia (…) Não vejo nenhum indício de que tal coisa sequer esteja sendo discutida”, disse.




O secretário Estado americano, Antony Blinken, expressou há algumas semanas a preocupação com o potencial envio de armas, durante uma reunião tensa com o chefe da diplomacia chinesa. O diretor da CIA insistiu em uma entrevista no domingo que Pequim estaria considerando a possibilidade.


Alguns meios de comunicação dos Estados Unidos, com base em fontes não identificadas do governo, afirmam que a China está decidindo se envia drones e algumas munições à Rússia.


Questionado sobre as alegações americanas, Budanov respondeu: “Sou o chefe da inteligência e dependo, com todo o respeito, não das opiniões de indivíduos, mas de fatos. Não vejo tais fatos”.


Ao ser perguntado onde a Rússia poderia buscar armamento, Budanov afirmou que, além de relatos não confirmados de envios a partir da Coreia do Norte, “praticamente o único país que atualmente transfere armas mais ou menos importantes é o Irã”.

Veja também

Inscrições para primeira seleção do Prouni 2023 começam nesta terça (28)

EDUCAÇÃO

Inscrições para primeira seleção do Prouni 2023 começam nesta terça (28)

"Três em cada dez crianças com doenças raras morrem antes dos 5 anos", diz pesquisador

BRASIL

“Três em cada dez crianças com doenças raras morrem antes dos 5 anos”, diz pesquisador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *