Um grupo de ativistas britânicos anti-monarquia exibiu, nesta quinta-feira (16), cartazes de protesto durante uma visita do rei Charles III à cidade de Milton Keynes, ao norte de Londres.
“Não é meu rei”, diziam os cartazes dos ativistas, misturados à multidão que agitava bandeiras do Reino Unido.
O protesto foi organizado pelo grupo “Republic”, que reivindica o fim da monarquia e a escolha do chefe de Estado por meio de eleições.
De acordo com o jornal local Milton Keynes Citizen, o rei “ignorou o pequeno grupo” de cerca de 20 pessoas que exibia os cartazes.
“Perguntei a Charles por que está esbanjando dinheiro na coroação. Não me respondeu”, tuitou o líder do grupo, Graham Smith.“Estamos decididos a transmitir a mensagem de que tudo bem protestar contra membros da família real”, acrescentou.
O “Republic” anunciou sua intenção de organizar um protesto no dia da coroação de Charles III, em 6 de maio.
A morte de Elizabeth II, em setembro, suscitou dúvidas sobre o futuro da monarquia, em um momento em que a família real enfrenta os questionamentos do príncipe Harry e sua esposa, Meghan, e as denúncias de crimes sexuais do príncipe Andrew, irmão do rei.
Vários militantes contra a monarquia foram detidos nos últimos meses, com a aplicação de uma nova legislação, mais severa, contra os protestos de rua.
Veja também
EducaçãoPrefeitura de Paulista tem 45 dias para contratar 42 profissionais da Educação Especial
AmazôniaLíderes indígenas do Javari relatam ameaças e articulam força-tarefa