Pular para o conteúdo

Presidente decreta estado de catástrofe na África do Sul para enfrentar apagões

  • por

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, decretou nesta quinta-feira estado de catástrofe no país, para enfrentar a crise no fornecimento de energia, que prejudica a rotina e a economia da maior potência industrial do continente.


Há meses, 60 milhões de sul-africanos são obrigados a cozinhar, lavar roupa e recarregar o telefone em horários determinados. O país carece de eletricidade e faz um racionamento à base de cortes programados, que chegaram a 12 horas em alguns dias.


“Decretamos estado de catástrofe nacional para responder à crise de eletricidade e a seu impacto”, com efeito imediato, declarou Ramaphosa na Cidade do Cabo, onde pronunciou à noite seu discurso anual do Estado da Nação.


“De imediato, a tarefa irá consistir em reduzir significativamente, nos próximos meses, a intensidade dos apagões, e, mais para frente, acabar com eles”, explicou o presidente, que reconheceu que a crise afeta “todas as camadas da sociedade”.


O estado de catástrofe desbloquear fundos excepcionais. Segundo o presidente sul-africano, está prevista uma ajuda às empresas, principalmente do setor alimentar, bastante afetadas.




O governo espera que o estado de catástrofe amenize a revolta mostrada pela população nas últimas semanas, marcadas por manifestações contra os cortes de energia em várias cidades, atendendo a um chamado da oposição e dos sindicatos.


A empresa pública Eskom, que produz 90% da energia consumida no país, possui uma dívida superior a 20 bilhões de dólares e foi saqueada durante a presidência de Jacob Zuma (2009-2018). As usinas de carvão do país estão velhas e mal conservadas.


A África do Sul é um país fortemente dependente da energia fóssil, e enfrenta dificuldades na transição para as energias renováveis. A tudo isso se soma o contexto econômico difícil, com um índice de desemprego de 32,9%, uma previsão de crescimento econômico para este ano quase nula (0,3%) e uma inflação persistente.

Veja também

Ex-vice-presidente Mike Pence intimado em investigação contra Trump, segundo imprensa

EUA

Ex-vice-presidente Mike Pence intimado em investigação contra Trump, segundo imprensa

Estrangeiros demitidos de empresas de tecnologia nos EUA lutam para não perder visto

MERCADO

Estrangeiros demitidos de empresas de tecnologia nos EUA lutam para não perder visto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *