Pular para o conteúdo

Ofensiva no leste da Ucrânia avança “com sucesso”, diz ministro russo

  • por

A ofensiva russa no leste da Ucrânia está avançando “com sucesso” – anunciou o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, nesta terça-feira (7), advertindo que um aumento na ajuda ocidental a Kiev torna a escalada do conflito “imprevisível”.


Perto do primeiro ano do início da invasão, a Ucrânia teme uma grande ofensiva russa contra seu território e pede a seus aliados ocidentais que multipliquem e acelerem a ajuda militar.


“Atualmente, os combates avançam com sucesso nas áreas” de Bakhmut e de Vuhledar, disse Shoigu em um comunicado divulgado após uma reunião com autoridades do Exército e de seu ministério.


Ele também citou as recentes conquistas de sete cidades, incluindo Soledar, um município vizinho de Bakhmut que as forças ucranianas cederam em janeiro.




O ministro também alertou o Ocidente de que um aumento na ajuda militar à Ucrânia pode “levar a um nível imprevisível de escalada” do conflito.


Americanos e europeus decidiram enviar tanques para o Exército ucraniano para que consiga enfrentar a ofensiva russa, ou lançar sua própria.


Os Estados Unidos também prometeram armas com alcance de até 150 quilômetros, reivindicadas por Kiev para atacar depósitos de munição russos e suas linhas de abastecimento.


Na noite de sábado (4), o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, reconheceu que a situação estava “se complicando” em todo o “front”, particularmente em Bakhmut, cidade que jurou manter “enquanto for possível”.


Apoiado pelo grupo paramilitar Wagner, o Exército russo tenta desde o verão tomar conta desta cidade, em grande parte destruída e onde ambos os lados acumulam muitas baixas.


Desde janeiro, o Exército russo tem tido sucesso no terreno e espera sitiar Bakhmut, ou forçar a retirada das tropas ucranianas.


Tomar esta cidade abriria caminho para uma ofensiva em Kramatorsk, a principal cidade controlada por Kiev na bacia de mineração do Donbass.


Moscou também partiu para a ofensiva nas últimas semanas em Vugledar, um cruzamento ferroviário que liga o sul e o leste da Ucrânia.

Veja também

ANM aumenta fiscais de barragens de mineração

BRASIL

ANM aumenta fiscais de barragens de mineração

Canal do Panamá permitirá eventual passagem de navios de guerra do Irã

MUNDO

Canal do Panamá permitirá eventual passagem de navios de guerra do Irã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *