Leia também
• Líder neonazista é acusado nos EUA de conspirar para atacar centrais elétricas
• Pica-pau esconde mais de 300 kg de sementes em parede de casa nos EUA
• Ministros de França e Alemanha vão abordar subsídios verdes com os EUA
Os Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira (7), que aprovaram a venda de 18 sistemas de lançamento de foguetes HIMARS à Polônia, país-membro da Otan que faz fronteira com a Ucrânia, por 10 bilhões de dólares.
“A venda prevista melhorará os objetivos militares da Polônia de atualizar suas capacidades ao mesmo tempo em que melhora ainda mais a interoperabilidade com os Estados Unidos e outros aliados”, informou a Agência de Cooperação para a Segurança de Defesa (DSCA, na sigla em inglês) dos EUA em comunicado.
“A Polônia tem a intenção de utilizar estes artigos e serviços de defesa para modernizar suas forças armadas […] fortalecer sua defesa nacional e dissuadir as ameaças regionais”, acrescenta a nota.
Os sistemas HIMARS (sigla em inglês para Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade) são lança-foguetes múltiplos montados sobre blindados leves, com um alcance de aproximadamente 80 quilômetros.
O anúncio da venda dos lança-foguetes à Polônia acontece quase um ano depois de a Rússia invadir a Ucrânia.
O Departamento de Estado americano aprovou a possível venda e a DSCA notificou hoje o Congresso, que ainda precisa dar sinal verde para a transação.