Pular para o conteúdo

Ucrânia adota lâmpadas de LED para economizar energia diante dos bombardeios

  • por

A Ucrânia anunciou nesta sexta-feira (10) que começou a substituir milhões de lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED de baixo consumo doadas pela União Europeia (UE), para aliviar a crise energética causada pelo bombardeio russo.


Durante vários meses, Moscou executou bombardeios sistemáticos contra a infraestrutura energética ucraniana, deixando muitos habitantes sem eletricidade e calefação no auge do inverno.


A UE anunciou em dezembro um pacote de 30 milhões de euros (33 milhões de dólares) para financiar a compra de 30 milhões de lâmpadas de LED que ajudariam os ucranianos a reduzir seu consumo de eletricidade.


“O programa de substituição de lâmpadas velhas por lâmpadas de LED (…) começou esta semana”, anunciou o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, no Twitter. Mais de 750 mil lâmpadas já foram substituídas em três dias, acrescentou.




Shmygal agradeceu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que está em Kiev para uma cúpula UE-Ucrânia, da qual também participa o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.


“Estamos trabalhando incansavelmente juntos para restaurar a infraestrutura vital de energia”, disse von der Leyen na quinta-feira (2).


A presidente da Comissão Europeia afirmou em dezembro que estas lâmpadas consomem 88% menos eletricidade do que as antigas.

Veja também

Barroso diz que Brasil viveu "atraso civilizatório" e que atos terroristas não foram fato isolado

STF

Barroso diz que Brasil viveu “atraso civilizatório” e que atos terroristas não foram fato isolado

Prefeito anuncia, no retorno das aulas municipais, construção de oito novas creches no Recife

RECIFE

Prefeito anuncia, no retorno das aulas municipais, construção de oito novas creches no Recife; saiba onde serão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *