O presidente da Rússia, Vladimir Putin, endossou nesta terça-feira (31) a criação de um plano para criar centros de treinamento militar conjunto com Belarus.
Em um decreto publicado, Putin encarregou os ministros da Defesa e das Relações Exteriores de iniciarem negociações com Belarus para assinar um acordo que estabeleça as instalações, embora o documento não especifique em qual local.
O anúncio aumenta a preocupação sobre uma possível entrada de Belarus no conflito, em apoio à Rússia, sobretudo, pela permissão pelo governo bielorrusso a Moscou para servir como base dos lançamentos russos na ofensiva na Ucrânia.
Apesar disso, o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, garante que não vai enviar tropas para o território ucraniano, apesar da crescente cooperação militar com o Kremlin.
Em outubro do ano passado, seu governo anunciou que iria estabelecer uma força regional conjunta com Moscou e que milhares de militares russos chegariam ao país.
No início de janeiro, Moscou e Minsk iniciaram exercícios conjuntos da Força Aérea em Belarus, que terminam nesta quarta-feira (1º).
Veja também
pandemiaOMS mantém nível máximo de alerta para a pandemia de Covid-19