Pular para o conteúdo

Ucrânia recebe primeira parcela de 3 bilhões de euros do auxílio financeiro da UE

  • por

O presidente ucraniano Volodimir Zelensky anunciou nesta terça-feira (17) que o país recebeu a primeira parcela de 3 bilhões de euros (3,25 bilhões de dólares) de um total de 18 bilhões previstos pela União Europeia para 2023.


“A Ucrânia recebeu os primeiros 3 bilhões de euros do novo programa macrofinanceiro de 18 bilhões de euros” em apoio ao orçamento anual do país, comemorou em seu Twitter, agradecendo à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e aos 27 Estados-membros da UE por seu “forte apoio” a Kiev quase onze meses após a invasão russa.






Os europeus se comprometeram em fornecer 1,5 bilhão de euros (1,6 bilhão de dólares) por mês à Ucrânia em 2023 para financiar os gastos públicos. O apoio assume a forma de empréstimos a juro zero por 35 anos, com possibilidade de cancelamento da dívida.


O auxílio, no entanto, vem acompanhado de algumas condições estabelecidas por Bruxelas, como de que a quantia seja “usada corretamente pela Ucrânia”, disse a vice-primeira-ministra Olga Stefanichyna no site ucraniano Eurointegration.com, reforçando questões relacionadas ao “Estado de Direito” e ao combate à corrupção.


Segundo o Center for Economic Strategy ucraniano, a quantia total de auxílio dos países ocidentais pode chegar aos 100 bilhões de dólares em 2023, dos quais 40 bilhões de dólares são apenas para as forças armadas.

Veja também

Morre aos 118 anos irmã André, a 'pessoa mais velha do mundo'

LUTO

Morre aos 118 anos irmã André, a ‘pessoa mais velha do mundo’

Na véspera de atos terroristas, PF alertou que planejavam danificar os três poderes

ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Na véspera de atos terroristas, PF alertou que planejavam danificar os três poderes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *