Pular para o conteúdo

Ex-guerrilheiro maoista Prachanda volta ao cargo de primeiro-ministro do Nepal

  • por

O ex-líder guerrilheiro maoista Pushpa Kamal Dahal, conhecido como Prachanda, prestará juramento nesta segunda-feira (26) como primeiro-ministro do Nepal, depois de ser designado para o cargo no domingo pelo presidente do país do Himalaia.


Sagar Acharya, porta-voz do presidente Bidya Devi Bhandari, afirmou que Dahal, de 68 anos, foi nomeado primeiro-ministro e fará o juramento ao cargo durante a tarde.




Após as eleições legislativas de 20 de novembro, a coalizão de governo do ex-primeiro-ministro Sher Bahadur Deuba, de 76 anos, perdeu a maioria, embora seu partido, o Congresso Nepalês, continuasse sendo o mais importante.


O partido maoista CPN, de Dahal, estabeleceu uma aliança com outro partido comunista, o CPN (UML) – eram apenas um partido antes da divisão – e outras seis formações, incluindo o Partido Nacional Independente do apresentador de televisão Rabi Lamichhane.


Pushpa Kamal Dahal permaneceu escondido durante anos na selva, durante a guerra civil (1996-2006) que deixou quase 17 mil mortos e provocou o fim da monarquia no Nepal.


Após os acordos de paz de 2006, Dahal transformou seu movimento revolucionário maoista em partido político e assumiu o cargo de primeiro-ministro entre 2008 e 2009, e novamente entre 2016 e 2017.

Veja também

Ucrânia pedirá exclusão da Rússia do Conselho de Segurança da ONU

guerra na ucrânia

Ucrânia pedirá exclusão da Rússia do Conselho de Segurança da ONU

Nevasca deixa 31 mortos nos EUA no Natal

estados unidos

Nevasca deixa 31 mortos nos EUA no Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *