Pular para o conteúdo

Mais de 300 crianças com menos de cinco anos morreram de fome na Colômbia em 2021

  • por

O Departamento Administrativo Nacional de Estatística (DANE) da Colômbia revelou em seu relatório mais recente que pelo menos 306 crianças menores de cinco anos morreram de fome na Colômbia em 2021, a maioria em regiões pobres.


Segundo o boletim da autoridade estatística, a taxa de mortalidade por desnutrição em 2021 foi de 7,8 para cada 100 mil crianças menores de cinco anos, em comparação com 6,7 em 2020, que totalizou 265 mortes.


O departamento de Chocó (noroeste), com maioria negra, apresentou o maior índice – com 89 mortes. Já La Guajira e Vichada, que fazem fronteira com a Venezuela e possuem grande presença de indígenas, seguem atrás com as respectiva taxas de 55,3 e 50,2.




“A desnutrição de crianças menores de cinco anos é uma catástrofe que não deveríamos estar denunciando no país. La Guajira e Chocó mantêm defasagens históricas”, lamentou a diretora do DANE, Piedad Urdinola, em entrevista à emissora Blue Rádio.


No início de 2022, 7,3 milhões de colombianos estavam em situação de insegurança alimentar, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).


Quase 40% dos 50 milhões de habitantes vivem na pobreza, castigados pelo desemprego (9,9%) e uma das maiores taxas de trabalho informal da América Latina (58%).


No mesmo relatório, o DANE também alertou sobre a gravidez em menores de 14 anos, que em 2021 foi de 3.884 meninas e adolescentes.


Naquele ano, “o número de partos de meninas de 10 anos aumentou pouco mais de 1.800% em relação a 2020, passando de 4 para 79”, especificou.


De acordo com Urdinola, “a maioria dos pais tem mais de 20 anos”.

Veja também

Polícia de Mato Grosso do Sul prende suspeito por morte de empresário francês a marteladas no Rio

VIOLÊNCIA

Polícia de Mato Grosso do Sul prende suspeito por morte de empresário francês a marteladas no Rio

Trump não deveria voltar a cargos públicos, diz relatório sobre ataque ao Capitólio

Capitólio

Trump não deveria voltar a cargos públicos, diz relatório sobre ataque ao Capitólio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *