Pular para o conteúdo

Argélia se opõe a teto europeu para preço do gás

  • por

A Argélia, maior exportador de gás da África, manifestou nesta terça-feira (20) seu repúdio ao mecanismo temporário elaborado pela União Europeia para limitar o preço máximo do gás natural.


“A Argélia não apoia a ideia de colocar um teto nos preços”, declarou o ministro de Minas e Energia, Mohamed Arkab, citado pela agência oficial APS, durante uma conferência com a Alemanha sobre questões energéticas.


“A Argélia é considerada um fornecedor confiável e seguro para a Europa e estamos em perfeito acordo com nossos parceiros europeus sobre os preços a longo prazo”, acrescentou o ministro.




Os Estados membros da UE aprovaram nesta segunda-feira (20) um mecanismo temporário para limitar os preços do gás natural. O dispositivo, que deve entrar em vigor em 15 de fevereiro, por um período de um ano, bloqueia as transações nos mercados quando o preço do contrato mensal para entrega no mês seguinte atingir 180 euros por MW/h por três dias consecutivos.


Outra condição para a ativação do mecanismo é que o preço naquele momento seja pelo menos 35 euros superior ao preço internacional do gás natural liquefeito. O objetivo da medida europeia é impedir uma disparada dos preços que prejudique as empresas e os consumidores.


A Argélia é o maior exportador africano de gás natural e o sétimo no mundo. Antes da invasão russa à Ucrânia, a Argélia, cujas reservas de gás natural chegam a quase 2,4 trilhões de m³, fornecia 11% do gás consumido na Europa. A Rússia fornecia 47%.


Vários países europeus, ávidos por reduzir a dependência de gás russo, esforçaram-se para buscar uma aproximação com a Argélia, especialmente a Itália.

Veja também

Agência vai premiar melhores soluções para tratamento de água

Saneamento Básico

Agência vai premiar melhores soluções para tratamento de água

Após perder enquete, Musk busca novo CEO para assumir o Twitter

REDE SOCIAL

Após perder enquete, Musk busca novo CEO para assumir o Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *