Pular para o conteúdo

El Salvador prorroga regime de exceção para atacar gangues

  • por

A Assembleia Legislativa de El Salvador, dominada por deputados governistas, prorrogou na quarta-feira pela nona vez o regime de exceção por um mês para manter uma “guerra” que o presidente, Nayib Bukele, trava contra as gangues e que já resultou em mais de 60 mil detidos.


A medida prolonga “o regime de exceção (…) para a continuidade do restabelecimento da ordem e da segurança cidadã e do controle territorial”, afirma o texto que foi aprovado por 67 votos a favor no Congresso unicameral de 84 deputados.




O presidente do Congresso, Ernesto Castro, disse que a prorrogação tem “prazo de 30 dias, de 18 de dezembro a 16 de janeiro”.


O regime de exceção, questionado por organismos humanitários, permite detenções sem mandado judicial e foi instaurado como resposta a uma escalada da violência que matou 87 pessoas de 25 a 27 de março.


O decreto afirma que “as organizações criminosas e seus integrantes mantêm sua ameaça”.


O procurador-geral do país, Rodolfo Delgado, informou que até segunda-feira 60.218 supostos integrantes de gangues foram detidos sob o regime.


Antes de março, as prisões de El Salvador tinham 16 mil integrantes de gangues.


Nos quase nove meses de regime de exceção, segundo o ministério da Justiça e Segurança, a polícia e o exército apreenderam 1.980 armas de fogo, 2.448 veículos, 14.230 telefones celulares e 1,4 milhão de dólares.


Uma pesquisa do jornal La Prensa Gráfica mostrou que 87,8% dos salvadorenhos aprovam a gestão do presidente, com destaque para o trabalho na área de segurança.

Veja também

Senado aprova PL que facilita localização de doadores de medula óssea

Saúde

Senado aprova PL que facilita localização de doadores de medula óssea

Congresso muda regra de reconhecimento de diploma de educação física

Educação

Congresso muda regra de reconhecimento de diploma de educação física

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *