Pular para o conteúdo

Biden e Macron se comprometem a apoiar a Ucrânia ‘pelo tempo que for necessário’

  • por

Os Estados Unidos e a França vão continuar apoiando a Ucrânia “pelo tempo que for necessário”, disseram os presidentes americano, Joe Biden, e francês, Emmanuel Macron, em comunicado conjunto divulgado nesta quinta-feira (1).


Segundo a nota, os chefes de Estado “reiteraram o apoio contínuo de seus países à Ucrânia” e se comprometem em particular a fornecer “ajuda política, de segurança, humanitária e econômica”.




Em coletiva conjunta com Macron, Biden disse que está disposto a conversar com Vladimir Putin pela primeira vez desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro, com a condição de que seu contraparte russo realmente queira pôr fim à guerra.


“Estou disposto a conversar com Putin se (…) estiver buscando uma forma de pôr fim à guerra. Ainda não o fez”, afirmou Biden ao lado de Macron, que mantém o diálogo com Putin.


O presidente francês, por sua vez, agradeceu aos Estados Unidos pela ajuda dada a Kiev e alertou que “abandonar” a Ucrânia poria em risco “a estabilidade global”.


Macron afirmou que “nunca vai pressionar os ucranianos a aceitarem um compromisso que seja inaceitável para eles” porque não possibilitaria a construção de “uma paz duradoura”.

Veja também

Incêndio florestal atinge morro em Copacabana, no Rio de Janeiro

Sem feridos

Incêndio florestal atinge morro em Copacabana, no Rio de Janeiro

Superiate de R$ 1 bilhão de oligarca russo vai a leilão e valor será doado aos ucranianos

Ucrânia

Superiate de R$ 1 bilhão de oligarca russo vai a leilão e valor será doado aos ucranianos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *