Pular para o conteúdo

Acabou a festa! Itaú anuncia mudanças no acúmulo dos cartões de crédito Pão de Açúcar

  • por

🎵 “É só isso, não tem mais jeito, acabou, boa sorte!” 🎶

O Itaú anunciou hoje diversas mudanças para os cartões de crédito Pão de Açúcar que entrarão em vigor no dia 2 de fevereiro. A principal delas é no acúmulo de pontos, que deixa de ser por real e passa a ser por dólar, reduzindo bastante o poder de acúmulo do cartão. Por outro lado, o programa vai retirar o deságio nas transferências do cartão para o Latam Pass e para Smiles e deixar mais atrativo o resgate de pontos por créditos nas lojas Pão de Açúcar.

Confira todas as mudanças dos cartões Pão de Açúcar e nossa análise se vale a pena ou não continuar com o cartão.

Novidades dos cartões de crédito Pão de Açúcar

Nova pontuação

As compras feitas com os cartões Pão de Açúcar Gold e Platinum a partir de 02/02/23 acumularão pontos de acordo com os gastos em dólar e não mais em reais. Já as compras na rede Pão de Açúca terão acúmulo turbinado. O cartão Pão de Açúcar Internacional segue sem oferecer acúmulo de pontos.

ACÚMULO DE PONTOS DOS CARTÕES PDA A PARTIR DE 02/02/23

Cartão PDA Compras na rede PDA Demais estabelecimentos
Gold 3 pontos por dólar 1,5 ponto por dólar
Platinum 5 pontos por dólar 2 pontos por dólar

Lembrando que a virada na regra de acúmulo vai se basear na data da compra e não na data de fechamento da fatura. Então, pode acontecer de, em uma mesma fatura, algumas compras pontuem na regra antiga e outras na regra nova. A dica é aproveitar para concentrar todas as compras nos cartões até 01/02/23.

Fim do deságio nas transferências e melhora no resgate por créditos

Os pontos dos cartões PDA seguirão sendo creditados em seu programa próprio, diferente de outros cartões Itaú que pontuam no Iupp. Os parceiros seguirão os mesmos: TudoAzul, Smiles e Latam Pass e, para esses dois últimos, uma novidade: não haverá mais deságio na transferência, ou seja, 1 ponto PDA vai valer 1 ponto Latam Pass ou 1 milha Smiles tanto para o cartão Platinum como para o Gold. O fim do deságio vale inclusive para pontos acumulados antes da mudança, o que é uma ótima notícia para quem tem saldo no programa.

Nada muda com relação a validade dos pontos (24 meses para o Platinum e 12 meses para o Gold). E nem em relação ao limite para transferência de pontos do cartão Gold (até dois resgates anuais de até 14.000 pontos cada).

Já para quem resgata os pontos por créditos em compras, o lote de 1.000 pontos passará a valer R$ 30 ao invés dos atuais R$ 25, um aumento de 20%. Lembrando que o crédito é válido apenas para compras na rede PDA.

Perguntas e respostas sobre as mudanças no PDA

  • Vou perder os pontos acumulados antes da mudança?

Não, os pontos acumulados antes da mudança poderão ser transferidos para os parceiros ou resgatados por créditos a qualquer tempo. Mas quem quiser transferir para o Latam Pass ou Smiles, a dica é esperar para enviar depois da mudança para aproveitar o fim do deságio.

  • Como fica a pontuação das compras parceladas?

As parcelas das compras feitas antes do dia 02/02/23 mas que sejam lançadas após esta data pontuarão conforme a nova regra. Por exemplo: caso faça uma compra no dia 01/02/23 em 10 parcelas, a primeira pontuará na regra antiga enquanto que as demais seguirão a nova regra.

  • Posso cancelar o cartão e manter os pontos?

Não! No caso de cancelamento do cartão ou downgrade para a versão Internacional (que é isento de anuidade) todos os pontos serão perdidos. Sendo assim, faça os resgate dos pontos antes de cancelar o cartão.

  • O cartão vai continuar cobrando anuidade?

Sim, não houve mudança nas tarifas de anuidade. Os cartões (exceto o Internacional que é grátis) seguem sem regra para isenção da cobrança por gastos ou investimentos.

  • O cartão vai continuar participando de promoções bonificadas?

Com certeza! Os cartões PDA participam de todas as promoções de transferência bonificada em que o Itaú está incluso.

  • O spread para compras internacionais continuará zero?

Sim. De acordo com o banco, pelo menos por enquanto, o cartão segue usando o dólar PTAX sem nenhuma cobrança extra para compras no exterior, diferente da maioria dos cartões do mercado.

  • Quando o cartão estará disponível para novas solicitações?

O Itaú voltará a aceitar novas propostas para os cartões a partir de 02/02/2023.

Vale a pena manter o cartão Pão de Açúcar?

Se o seu objetivo é acumular pontos, o PDA deixou de ser o melhor cartão do mercado nesse quesito. Existem outros cartões que oferecem até 2,5 pontos por dólar e outras vantagens que o PDA não oferece, como acesso a salas VIP, adicionais grátis e isenção da anuidade mediante gastos. Sendo assim, não vale a pena manter o cartão unicamente com esse intuito.

Por outro lado, os cartões Pão de Açúcar oferecem bons descontos para compras na rede de supermercados, principalmente vinhos, cervejas especiais e produtos de marca própria. Os descontos chegam facilmente a 20% e são cumulativos com as ofertas da loja. Ou seja, se você faz compras com frequência na rede, pode valer a pena permanecer com o cartão se os descontos que você obtiver forem maiores que o valor da anuidade.

Ainda assim, é possível aproveitar as ofertas em compras nas lojas e sem pagar anuidade – desde que você abra mão dos pontos! A versão Internacional do cartão também oferece os benefícios em compras sem cobrar anuidade, mas sem acumular pontos.

De toda forma, recomendamos não agir por impulso. Antes de tomar uma decisão, analise os seus objetivos com o cartão e leve em consideração também os demais cartões que você tem na carteira.

Eu, por exemplo, tenho um bom saldo de pontos lá que vou aguardar uma promoção de transferência bonificada para algum parceiros e ainda aproveitar o fim do deságio. Depois disso, como tenho outros cartões com pontuação mais agressiva e outros benefícios, provavelmente pedirei downgrade para o Internacional apenas para usar em compras no PDA, já que a rede tem muitas lojas na minha cidade.

E o cartão Pão de Açúcar Black?

Na tabela de tarifas do Itaú consta o cartão Pão de Açúcar Itaú Mastercard Black. Embora tenha negado a sua existência até então, o banco agora confirmou que está com um projeto em andamento para um cartão PDA Black para clientes de alta renda.

O banco disse que o projeto está em fase de testes e que não há previsão de quando ele estará disponível. Os benefícios, como pontuação e acesso a salas VIP, também ainda não foram estabelecidos. Ou seja, tudo o que sabemos é que haverá um PDA Black, o jeito é aguardar o lançamento para saber se ele será atrativo ou não.


E você, vai manter o PDA? Comente e participe!

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *