Pular para o conteúdo

As 50 melhores vinícolas do mundo para conhecer em 2023

  • por

A World’s Best Vineyards Academy, instituição criada para eleger as melhores vinícolas do mundo para conhecer, divulgou o resultado da edição de 2023. Dentre as 50 premiadas, 15 ficam na América do Sul (com seis delas no top 10)! As vencedores a seguir foram selecionados por especialistas em viagens e vinhos.

Adianto que há muitas vinícolas premiadas pertinho do Brasil, por isso, vale ficar de olho nas promoções de passagens aéreas pelo aplicativo gratuito do Melhores Destinos. Assim, você visita os países vizinhos e ainda toma um bom vinho!

10° – El Enemigo Wines, Mendoza, Argentina

El Enemigo – o inimigo –, em Mendonza, foi criado para produzir um vinho que respeitasse a história e as tradições, ao mesmo tempo que rejeitasse o status quo. Seus vinhos são tintos e brancos inspirados em Bordeaux com ênfase em Cabernet Franc.

9° – Bodegas Salentein, Vale do Uco, Argentina

A Bodegas Salentein representa um verdadeiro marco do Vale do Uco de Mendoza. Criada em 1996, quando o empresário holandês Mijndert Pon comprou a atual propriedade e começou a plantar vinhedos, a vinícola foi lançada um ano depois em meio a hectares de vinhedos com os Andes cobertos de neve atrás dele, sempre impressionando os visitantes.

8° – Schloss Johannisberg, Rheingau, Alemanha

O palácio neoclássico de Schloss Johannisberg combina perfeitamente com o topo da colina em que fica instalado e que dá o nome à vinícola, com vista para o Vale do Reno. Com mais de 1.200 anos de história, a vinícola é ideal para os enófilos viajantes, os amantes da gastronomia e da música.

7° – Montes, Vale do Colchagua, Chile

Representando muito bem a América do Sul, a vinícola Montes, do Chile, garantiu o 7° lugar. Localizada no Vale do Colchagua, a vinícola teve sua construção influenciada pela harmonia do Feng Shui, para que as boas energias fossem canalizadas na produção do vinho. O lugar conta com o restaurante Fuegos de Apalta, e os visitantes podem fazer tours e caminhadas pela região.

6° – Bodega Garzón, Maldonado, Uruguai

Perto da Riviera uruguaia em Punta del Este e da elegante vila de pescadores de José Ignácio, a vinícola Bodega Garzón fica em Maldonado, no Uruguai. Ela foi inaugurada apenas em 2016, mas já tem se destacado entre os vinhos uruguaios. Construída em alguns dos solos mais antigos do mundo, a propriedade foi levantada de forma sustentável e seu terreno ainda conta com florestas nativas. No local, é possível jantar, fazer caminhadas, piqueniques, passeios a cavalo ou a balão.

5° – Château Smith Haut Lafitte, Bordeaux, França

Sua história remonta ao século 14, mas são os últimos 30 anos que estão ajudando o Château Smith Haut Lafitte a deixar uma marca duradoura. Em 1990, a propriedade foi comprada pelo ex-esquiador olímpico francês Daniel Cathiard. Ele e sua esposa Florence transformaram a vinícola em Bordeaux em um destino de luxo.

4° – Creation, Walker Bay, África do Sul

Creation fica a algumas horas da costa da Cidade do Cabo com um clima frio ideal para produzir Chardonnays e Pinot Noirs frescos e refinados. Mas, além da crescente reputação de vinificação, é a beleza natural do lugar que realmente o surpreenderá.

3° – VIK, Vale do Cachapoal, Chile

Situada em 4.300 hectares no Vale Millahue, no Chile, a VIK é uma das vinícolas mais exclusivas do mundo. Uma mistura visionária de vinho, arquitetura, paisagem e luxo, a vinícola sempre colocou a inovação e a ciência no centro de tudo o que faz. Após uma busca de dois anos para encontrar o melhor lugar para fazer vinhos, Alex e Carrie Vik se estabeleceram neste canto do Vale do Cachapoal em 2004.

Um detalhe importante sobre a VIK é que ela anunciou a construção de um novo resort de luxo no Brasil! O empreendimento será inspirado no do Chile e ficará perto de São Paulo. Será que no futuro veremos uma vinícola do Brasil nessa lista? Confira mais detalhes sobre o novo resort da VIK no Brasil!

2° – Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal, Rioja, Spain

O segundo lugar do ranking ficou para a espanhola Bodega de Los Herederos del Marqués de Riscal, em Rioja. A própria arquitetura do lugar é um atrativo à parte. Projeto pelo renomado arquiteto canadense Frank Gehry, o novo prédio da vinícola também é um hotel e restaurante com estrela Michelin.

Enquanto o edifício mais novo se destaca pela modernidade, o lugar também faz questão de manter a história viva, com a bodega original, construída na década de 1860, onde foram produzidos os primeiros vinhos de Rioja. Os vinhedos podem ser conhecidos a pé, de bicicleta ou a cavalo. As reservas devem ser feitas pela internet.

1º – Catena Zapata, Mendoza, Argentina

E o prêmio de melhor vinícola do mundo vai para a Argentina! Inspirada nos templos maias, a sede da Catena Zapata em forma de pirâmide é uma atração à parte. A propriedade em Mendoza oferece três tipos de passeios, que devem ser reservados. A vinícola foi fundada em 1902 e, atualmente, conta com o Catena Institute of Wine, que tem parceria com universidades do mundo todo e ajuda na produção de outras vinícolas argentinas.

É importante dizer que o prêmio não se baseia somente na qualidade dos vinhos produzidos, mas também na experiência de visitar a vinícola e seus atrativos, por isso, revela lugares interessantes para conhecer.

Leia também

Veja a seguir os demais vinhedos premiados e suas respectivas colocações:

11. Rippon, Nova Zelândia
12. WeingutDr. Loosen, Alemanha
13. Finca Victoria – Durigutti Family Winemakers, Argentina
14. Domäne Wachau, Áustria
15. Quinta do Crasto, Portugal
16. Quinta do Noval, Portugal
17. d’Arenberg, Austrália
18. Château d’Yquem, França
19. Château PapeClément, França
20. Jordan Vineyard & Winery, EUA
21. González Byass – Bodegas Tio Pepe, Espanha
22. Maison Ruinart, França
23. Champagne Bollinger, França
24. BodegaColomé, Argentina
25. Viñedos de Alcohuaz, Chile
26. Henschke, Austrália
27. Abadía Retuerta, Espanha
28. Brooks Wine, EUA
29. Ceretto, Itália
30. Bodega Bouza, Uruguai
31. Champagne Billecart-Salmon, França
32. KleinConstantia Winery, África do Sul
33. Château Pichon Baron, França
34. Château de Beaucastel, França
35. Szepsy Winery, Hungria
36. Delaire Graff Estate, África do Sul
37. ViñaCasas del Bosque, Chile
38. Château Mercian Mariko Winery, Japão
39. Clos Apalta, Chile
40. Graham’s Port Lodge, Portugal
41. Château Kefraya, Líbano
42. Quinta do Seixo (Sandeman), Portugal
43. Viu Manent, Chile
44. Penfolds Magill Estate, Austrália
45. Disznókő, Hungria
46. VeuveClicquot, França
47. Château Mukhrani, Geórgia
48. BodegaDiamandes, Argentina
49. Bodegas Muga, Espanha
50. Viña Errázuriz, Chile

Para mais detalhes, confira o site oficial.


O que achou do ranking? Já visitou alguma dessas vinícolas? Conte para nós nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *