Pular para o conteúdo

Cidade do litoral vai ganhar aeroporto em São Paulo

  • por

O litoral sul de São Paulo deve finalmente ganhar um aeroporto em breve. Pelo menos, o primeiro passo foi dado: o prefeito de Guarujá, Válter Suman, assinou o edital de obras do aeroporto da cidade. A expectativa é que o lugar permita pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros, o que inclui turboélices como os ATR-72 operados pela Azul e Voepass, que poderão ter voos para a cidade.

Além de aproveitar as praias de Guarujá, Santos e cidades vizinhas, o aeroporto seria importante para que turistas do Brasil possam embarcar nos cruzeiros que saem do Porto de Santos com mais facilidade. Atualmente, o aeroporto mais perto do litoral sul de São Paulo é Congonhas, a cerca de 90 km de distância.

O aeroporto será construído na Base Aérea, no Jardim Cunhambebe, no distrito Vicente de Carvalho, em Guarujá – perto de Santos, Praia Grande e Bertioga.  As obras de infraestrutura da primeira fase do aeroporto incluem a pista e cercamento do atual aeródromo, segundo a prefeitura.

Aeroporto Guarujá

Obras de infraestrutura

Basicamente, a obra prevista no primeiro edital assinado será a base do futuro aeroporto. Ela trata-se do reforço estrutural dos pavimentos da pista de pouso e decolagem e pista de taxiamento.

Além disso, o projeto prevê a regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, cerca operacional, barreiras de proteção de fauna, via de serviço e sinalização horizontal. Paga com recursos federais, as obras devem custar mais de R$ 21 milhões.

Na sequência, a prefeitura pretende lançar outro edital para as obras do terminal de passageiros, o qual será submetido à análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

O aeroporto será de pequeno porte e ainda não há data prevista para começar as operações. Mesmo assim, a notícia é positiva por ser mais uma opção de conectividade ao litoral paulista. Torcemos para dar tudo certo!


O que achou da novidade? Participe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *