Pular para o conteúdo

Companhias low cost vão chegar arrasando no Brasil, diz ministro

  • por

As companhias low cost (de baixo custo) vão chegar “arrasando” no Brasil com passagens aéreas mais baratas ainda em 2023, afirmou o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França. A informação foi mencionada durante entrevista no noticiário A Voz do Brasil.

“O presidente Lula me pediu para trazer para cá, para o Brasil, o que a gente chama de low cost, que são empresas que voam mais barato, e nós estamos trazendo. Elas vão chegar ainda neste ano aqui no Brasil”, disse o ministro.

Para aproveitar as passagens em promoção no Brasil, não esqueça de instalar o aplicativo do Melhores Destinos ou assinar nossa newsletter.

O anúncio ocorreu enquanto o ministro dava detalhes sobre o programa Voa Brasil, que emitirá passagens a R$ 200 o trecho. França explicou que por saber da entrada de mais companhias low cost no país, apresentou o programa Voa Brasil às empresas Gol, Azul e Latam como uma estratégia para que elas também oferecerem passagens mais baratas.

“Achei justo avisar as três empresas que fazem [voos] no Brasil, que têm 10, 15 mil funcionários. Olha, nós vamos trazer low cost, vocês não querem aproveitar e fazer um preço mais barato de vocês antes que elas cheguem? Quando elas chegarem, elas vêm arrasando, elas fazem um preço muito mais barato. E elas [empresas do Brasil] toparam em cima dessa ociosidade [de assentos]”, disse ele, sobre a negociação com as aéreas brasileiras para a participação no Voa Brasil.

Leia também

 

Sem mais detalhes, o ministro não esclareceu quais seriam essas companhias low cost, se elas vão apenas operar ou se terão base aqui no Brasil. O jeito é esperar por boas notícias para conseguirmos passagens mais baratas! Em setembro, por exemplo, a low cost Arajet deve começar a operar entre São Paulo e o Caribe.

Companhias low cost

Atualmente nenhuma companhia efetivamente low cost atua no mercado doméstico brasileiro. Apesar de se intitularem como empresas de baixo custo, a Azul, a Gol e Latam não oferecem preços incríveis aos clientes fora das promoções. As companhias podem até ter diversas características de baixo custo, como cobrança de mala, marcação de assento e operação com um tipo único de aeronave (GOL). Entretanto, elas não são low fare (tarifa baixa) como vemos em muitos outros países.

Quando o ministro diz que as empresas low cost vão chegar “arrasando” com passagens aéreas mais baratas, tudo indica que ele quer dizer sobre as companhias low cost que são low fare, como as europeias Ryanair e Easyjet, por exemplo. Aqui no Brasil temos algumas delas nas rotas internacionais: Sky Airline, Flybondi, JetSmart e Arajet (começa em setembro).

Será que em breve teremos mais opções de destinos para viajar mais gastando menos? Lembrando que, anos antes, a Ryanair descartou a possibilidade de atuar no Brasil e a Nowergian operou por pouco tempo em solo brasileiro. Traremos mais informações assim que tivermos novidades, querido leitor.


E, aí? Acredita que mais companhias aéreas low cost vão procurar o Brasil para operar? Participe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *