Pular para o conteúdo

Limite de líquidos na bagagem de mão com os dias contados? Nova tecnologia promete acabar com a restrição

  • por

Se você nunca perdeu uma bebida, creme, perfume ou qualquer outro item em líquido, gel, pasta ou spray ao passar pela segurança em uma viagem internacional, considere-se um viajante vitorioso! Mesmo passageiros experientes estão sujeitos a “esquecer” algo fora do limite na bagagem de mão, e ter esse artigo descartado antes do embarque. Felizmente esse tormento parece estar com os dias contados, ao menos no Reino Unido, de acordo com o site chileno Tarjeta de Embarque.

Novos scanners com tecnologia 3D de alta resolução permitirão que os viajantes transportem líquidos sem restrições, agilizando as filas e reduzindo o tempo de espera no controle de segurança dos aeroportos britânicos.

Segundo administradores aeroportuários do Reino Unido, pessoas que viajam com líquidos e cremes, em recipientes com capacidade maior que a permitida ou fora de um saco transparente, são a principal causa de atrasos nas filas do raio-x.

limite liquido bagagem de mao

A restrição de líquidos, aerossóis, cremes, géis e pasta na bagagem de mão em recipientes de até 100 ml, separados em saco transparente de um litro, foi instituída em novembro de 2006, depois que um plano terrorista foi desmantelado no Reino Unido. Os terroristas pretendiam explodir cerca de dez aviões em pleno voo entre Londres e os Estados Unidos usando explosivos líquidos.

No entanto, o que era para ter sido uma regra apenas temporária acabou sendo recebendo prorrogações ao longo dos últimos 16 anos, tornando-se causa de transtornos para passageiros e longas filas nos pontos de controle dos aeroportos, pelo fato de muitos viajantes se “esquecerem” dela – ou simplesmente não cumprirem.

Os principais aeroportos do Reino Unido têm até meados de 2024 para instalar os novos equipamentos, o que também permitirá passar pela triagem sem a necessidade de tirar da mala dispositivos eletrônicos como notebooks e tabletes, a exemplo do que já ocorre em alguns aeroportos dos EUA.

Países da Europa também devem adotar a tecnologia, mas ela ainda precisa ser aprovada pela Comissão Europeia.

Os aeroportos de Schiphol, em Amsterdam e Shannon, na Irlanda, já usam tomógrafos mais modernos para melhorar a experiência de viagem dos passageiros. A implementação no Aeroporto de Munique, na Alemanha, já está prevista.

Será que essa novidade ainda demora para chegar aos aeroportos brasileiros? Mal vejo a hora de poder viajar sem ter que me preocupar com os líquidos na mala de mão, até porque sou campeão de descartar garrafas de água cheinhas.

E você? Já teve algum líquido fora do limite apreendido e descartado? Perdeu algo importante antes do embarque? Compartilhe sua história nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *