Pular para o conteúdo

Brasil lidera novo ranking de ecoturismo da Forbes

  • por

Se você ama e prioriza conhecer destinos onde a vida selvagem é preservada, e ainda colabora para que cada pedacinho de natureza desse nosso mundo se mantenha vivo, já pode se considerar um ecoturista!

Com o objetivo de ajudar os viajantes que curte experiências do tipo, a Forbes Advisor realizou uma pesquisa para criar um ranking dos 50 melhores países para fazer ecoturismo. A pontuação é baseada em fatores como o tamanho da fauna e da flora, o número de espécies em dez quilômetros quadrados, a porcentagem de área protegida e o número de Sítios do Patrimônio Natural da Unesco que ele possui. Confira os primeiros colocados e aproveite para escolher seu próximos destino!

Brasil, América do Sul
Pontuação do Índice de Ecoturismo: 94,9/100

O Brasil é o país com maior biodiversidade de todos os destinos pesquisados, com mais de 43 mil espécies de animais e plantas diversas! Atualmente, cerca de 30% do território brasileiro está protegido. Isso inclui oito Sítios do Patrimônio Mundial Natural da Unesco, um dos quais é o Complexo de Conservação da Amazônia Central, que protege espécies ameaçadas, como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu.

ranking-ecoturismo

A Amazônia é um tesouro nacional que emociona quem vai ver de perto sua imensidão, me lembro que apenas sobrevoando a floresta já me senti tocada e absurdamente pequena perto do que ela é. Nosso colega Clevs Lima esteve recentemente na região e me deixou empolgadíssima para conhecer as riquezas naturais de lá! Confira alguns registros feitos por ele:

 

A verdade é que, de norte a sul, o Brasil é absurdamente rico em belezas naturais, capazes de emocionar a qualquer um e merece esse lugar na lista!

México, América do Norte
Pontuação do índice de ecoturismo: 86/100

O México abriga 29 mil espécies de animais e plantas, das quais 115 são protegidas. Com uma extensão de 2 milhões de km 2 , o México tem cerca de um quarto do tamanho do Brasil, mas oferece um número igual de Patrimônios Mundiais Naturais da Unesco.  Um exemplo são as 244 áreas costeiras, ilhas e ilhotas no Golfo da Califórnia, o habitat de 39% dos mamíferos marinhos do mundo.

Praia do Amor

Austrália, Oceania
Pontuação do índice de ecoturismo: 84/100

A Austrália é o único país entre os cinco primeiros localizado fora da América. Sua classificação foi impulsionada por seu desempenho em preservação ambiental. Também possui 16 sítios do Patrimônio Mundial Natural da Unesco – o número mais alto de todos os 50 países pesquisados.

Um dos destaques do país, a Grande Barreira de Corais é a maior coleção de recifes de corais do mundo e abriga espécies ameaçadas de extinção, como a vaca marinha e a grande tartaruga verde. Cerca de 20% do território australiano é protegido, e 101 de suas 27 mil espécies de animais e plantas também.

Cable Beach

Equador, América do Sul
Pontuação do índice de ecoturismo: 82,1/100

O quarto menor país da América do Sul possui cerca de 23% de seu território preservado. São 3 mil tipos de animais e plantas, e 52 protegidas. Também oferece dois Patrimônios Mundiais Naturais da Unesco, o Parque Nacional Sangay e as Ilhas Galápagos.

Galápagos está exposta a influências geográficas únicas, como atividade vulcânica contínua, que criou espécies incomuns, incluindo iguanas terrestres e uma variedade de tentilhões.

Quilotoa,

Costa Rica, América Central
Pontuação do índice de ecoturismo: 81,2/100

Cerca de 27% dos 52 mil km2 da Costa Rica estão protegidos. Quase 14 mil espécies diferentes de animais e plantas podem ser encontradas por lá, e 12 são protegidas. O país tem três Patrimônios Mundiais Naturais, mas para aqueles que desejam explorar os ecossistemas subaquáticos, o Parque Nacional da Ilha Cocos é um passeio imperdível, já que oferece a oportunidade de ver atuns, raias, golfinhos e tubarões de pertinho.

Ilha da Tartaruga

Confira abaixo o Top 20 e o ranking completo no site.

ranking-ecoturismo-forbes

Se você curtiu a lista e ficou empolgado para conhecer esses destinos, confira as promoções de passagens aéreas que estamos encontrando e o seu hotel perfeito também! Vale lembrar que o Booking possui o selo Viagem Sustentável que classifica quais são as acomodações com mais iniciativas de preservação do meio ambiente. Sempre bom valorizar os amigos da natureza, não é mesmo?


Conta aqui nos comentários qual destino você ficou com vontade de conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *