Pular para o conteúdo

Atração turística perto de São Paulo deve ganhar a maior plataforma de vidro da América do Sul

  • por

Principal ponto turístico de Atibaia, a Pedra Grande é uma enorme formação rochosa que recebe turistas e moradores da cidade ao longo de todo o ano. Além de oferecer uma linda vista da região, o local é bastante popular para a prática de esportes radicais como asa delta ou paraglading. Mas a Pedra Grande pode ganhar uma nova cara nos próximos meses, graça a um projeto que prevê a construção da maior plataforma de vidro da América do Sul.

O assunto tem causado polêmica em Atibaia, localizada a cerca de 65 km de São Paulo. Se por um lado há quem diga que a instalação do ‘SkyBridge’ pode trazer ainda mais turistas (e dinheiro) para a cidade, outros defendem que a Pedra Grande é um monumento natural que não deve sofrer nenhuma interferência.

De acordo com o jornal ‘Atibaia Hoje’, um plano de manejo já havia sido apresentado e autorizado em 2019, e o projeto está agora na fase de sondagens, em busca de fissuras na rocha. Se tudo correr bem, o passo seguinte será o pedido de Licenciamento Provisório para autorizar a instalação da plataforma de vidro – a aprovação terá de ser dada pela Fundação Florestal e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Projeto da plataforma de vidro na Pedra Grande, em Atibaia

O assunto sobre a construção da plataforma de vidro na Pedra Grande tornou-se polêmico nos últimos dias na cidade e, em sua página no Instagram, o Coletivo Socioambiental de Atibaia questionou o assunto e afirmou já ter protocolado um questionamento técnico em forma de ofício à Cetesb, Fundação Florestal, Ministério Público e Prefeitura de Atibaia.

A maior plataforma de vidro da América do Sul

Se aprovado o projeto, a Pedra Grande ganhará a maior plataforma de vidro da América do Sul, com o nome de SkyBridge. Ela terá 10 metros a mais do que a ponte de vidro de Canela (RS), que se chama SkyGlass.

Plataforma de vidro em Canela

A obra está orçada em R$ 20 milhões e será realizada por uma empresa particular, sem custos para a cidade. Se sair do papel, a expectativa é que a SkyBridge fique pronta até o final do ano que vem.

Estive na Pedra Grande há dois meses e o local realmente chama a atenção, oferecendo uma belíssima vista para toda a região e sete cidades diferentes: Atibaia, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Jundiaí, Bragança Paulista, São José dos Campos e Piracaia.

A construção de um mirante artificial vai realmente mudar o visual do local. Só espero que a obra não atrapalhe a prática do voo livre que é tão forte em Atibaia – e, claro, não traga nenhuma consequência para a natureza, apesar de o projeto garantir que todas as precauções ambientais foram tomadas.


Você já conhece a Pedra Grande ou acha que a instalação da plataforma de vidro é uma boa? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *