Pular para o conteúdo

Festa Junina em Portugal? Descubra as tradicionais Festas dos Santos Populares que atraem multidões

  • por

Mês de junho tem cheiro no ar de quentão, lenha queimada, pinhão, amendoim e milho assado. É neste período que as Festas Junina tomam contam do país. Mas esta tradição brasileira começou do outro lado do Atlântico, onde o cheiro é bem diferente, mas a animação é bem parecida. Em Portugal, as Festas dos Santos Populares são muito aguardadas e uma das mais tradicionais do país. Arrastam multidões em Lisboa, Porto, Braga, entre outras cidades. Descubra neste post toda a programação, as peculiaridades, as comidas, e muito mais sobre a festa de Santo Antônio, São João e São Pedro em Portugal – celebrações que originaram a nossa.

Santo Antônio em Lisboa

A população de Lisboa e os turistas invadem as ruas, principalmente nos dias 12 e 13 de junho, para celebrar Santo Antônio, o único santo católico nascido na cidade. Esta é a maior festa do Santo Popular de Portugal e atrai milhares de pessoas. Há celebrações por muitos bairros da cidade que se espalham por todo o mês de junho. O dia 13 é tão importante que é feriado em Lisboa.

O principal ponto de celebração é bairro boêmio de Alfama. Mas os visitantes também podem acompanhar o arraial na Praça do Comércio, ver show de fado no Castelo de São Jorge, acompanhar o casamento coletivo na Sé – tradição desde 1958, Dança de um Dia de Verão no jardim da Torre de Belém, arraial na Praça da Alegria e da Misericórdia no miradouro de São Pedro de Alcântara, entre outras atividades. A programação é bem extensa, veja aqui. Outro momento alto é a procissão de Santo Antônio, que no dia 13 sai da sua igreja, situada em Alfama, junto à Sé, no local onde este santo nasceu, cerca de 1193.

Vale destacar que a maior parte das comemorações já ocorreram neste ano, então programe-se para a de 2024.

A grande tradição da Festa de Santo Antônio em Lisboa é o desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade, que ocorre todos os anos no dia 12 de junho. Diversos grupos desfilam por uma das mais importantes avenidas da capital portuguesa.

São João no Porto

A tradicional festa de São João é uma das mais aguardadas no Porto, no norte de Portugal. A cidade não dorme entre os dias 23 e 24 de junho. A programação cultural se estende por várias regiões do Porto, mas é na Ribeira e no entorno do Palácio de Cristal que se concentram as principais atrações. Há barraquinhas com comida típica, shows musicais e muita diversão para todas as idades. Veja aqui a programação completa.

Um dos pontos altos da festa é a queima de fogos de artifício no Rio do Douro, perto da ponte D. Luís à meia-noite, na passagem do dia 23 para 24/06. Mas os visitantes e moradores do Porto não precisam esperar a data para já aproveitar a Festa de São João. Na Rotunda da Boavista já há um parquinho montado com carrosséis, carrinhos de bate-bate, roda gigante e, claro, espaços de alimentação.

Nas ruas não faltarão a famosa sardinha com pão e martelinhos de plástico, aqueles iguais de nossos carnavais e tradicionais na festa do Porto. A maior parte das festividades ocorrem ao ar livre, mas se o turista quiser algo mais exclusivo muitos restaurantes fazem jantares especiais. Tem ainda a Festa de São João do WOW, o megacomplexo de museus dedicado ao vinho em Portugal, que haverá shows, comida e uma vista espetacular do Rio Douro. Veja aqui mais detalhes.

São João em Braga

Deixando um pouco do lado o circuito básico de Lisboa e Porto, ao norte de Portugal, Braga se destaca pelas comemorações da festa de São João. Por uma semana a cidade recebe visitantes do país todo para uma das celebrações mais tradicionais nesta localidade que fica a cerca de 40 minutos de carro do Porto.

Eu moro aqui e vejo a transformação da cidade nesta época do ano. As ruas são enfeitadas com bandeiras coloridas e a imagem de São João se espalha por todo o centro. A festa de São João em Braga é uma das mais antigas do país e foi ao longo do século XVI que as festividades se afirmaram e cresceram.

Como no restante do país, em Braga a tradição ocorre com os cortejos que desfilam pelas ruas centrais da cidade. Há shows de música e muita comida típica. Veja aqui a programação completa.

O que comer e beber nas Festas dos Santos Populares?

Esqueça a canjica e a pamonha! A comida mais famosa das Festas dos Santos Populares em Portugal é a sardinha assada. O cheiro do peixe grelhado toma conta do ar em todas as comemorações pelo país. Em abundância nesta época do ano nos mares do Atlântico, a sardinha virou a iguaria da festa. O peixe sempre é servido com uma fatia de pão. O valor em média é de 2,5 euros ou a dúzia por 15 euros.

Se você não curte a sardinha, a alternativa bem tradicional é a bifada (pão com carne de porco) e o chouriço assado (linguiça). Também não falta o típico caldo verde.

Já para beber, cerveja e vinho. Para animar a noite uma ginjinha cai muito bem.

Qual música toca nas Festas dos Santos Populares?

No Brasil o sertanejo e o forró dominam as paradas de sucesso nos palcos da Festa Junina, é claro que há ainda as músicas tradicionais para dançar quadrilha. Mas em Portugal o som mais ouvido de norte a sul é a música pimba. O quê é pimba? Segundo o dicionário é a música de melodia fácil ou pouco elaborada, com estruturas musicais básicas e letras superficiais ou de cariz brejeiro. Traduzindo para o nosso dia a dia aqui do outro lado do Oceano Atlântico, a música pimba é algo popular e um pouco brega. Entre um dos grandes cantores desta linha musical está Quim Barreiros:

Origem das Festas dos Santos Populares em Portugal

A origem das Festas dos Santos Populares em Portugal está totalmente ligada a cristianização do continente europeu. Primeiramente as festividades pagãs na passagem da primavera para o verão, o solstício de verão, já eram comemoradas durante o mês de junho no Velho Continente. Mas com a expansão do Cristianismo estas celebrações ganharam força adotando datas importantes de santos e sendo efetivamente incorporada ao calendário festivo católico.

O primeiro a ser celebrado em terras lusas foi Santo Antônio, o único santo nascido em Lisboa. A data de 13 de junho marca a sua morte em 1231, em Pádua, na Itália. Os outros santos populares são São João (24/06) e São Pedro (29/06).

Hoje as festas estão enraizadas na cultura portuguesa e são importantíssimas para a economia local. Entretanto, diferentemente do Brasil onde juntamos e celebramos todos os santos na Festa Junina, em Portugal a celebração é regionalizada e específica para cada santo. Em Lisboa a data comemorada é a de Santo Antônio. São João é celebrado no Porto, Braga, Almada, Angra do Heroísmo, nos Açores. Já São Pedro a festa ocorre em várias cidades: Sintra, Évora, Póvoa de Varzim, Montijo, Castro Verde, São Pedro do Sul, Seixal, Macedo de Cavaleiros, Ribeira Grande, Felgueiras e Bombarral.

Origem da nossa Festa Junina

A centenária Festa dos Santos Populares em Portugal tem influência direta em nossa Festa Junina. As comemorações eram muito populares em solo português e foram levadas para o Brasil durante a colonização no século XVI. Em nosso país a festa, que primeiramente era chamada de Joanina, devido a São João, se popularizou como festa junina, devido ao mês que o ocorre. Ao longo dos anos a conotação religiosa foi perdendo força e os símbolos da zona rural se associaram à festa.

Hoje a Festa Junina é comemorada em todas as regiões brasileiras, principalmente no Nordeste. É lá que ocorrem as mais tradicionais, como a de Caruaru (PE), Mossoró (RN) e Campina Grande (PB), a maior do país que comemora neste 40 anos de existência.

E você curte uma boa Festa Junina? O quê você mais gosta desta celebração? Deixe seu comentário logo abaixo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *