Pular para o conteúdo

5 dicas deliciosas de café colonial em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha

  • por

Café colonial em Nova Petrópolis: você já experimentou? Com uma mesa cheia de cucas, queijos, linguiças, apfelstrudel, café, pães de queijo, rissoles e outros quitutes artesanais, essa é uma das tradições mais deliciosas da Serra Gaúcha e, especialmente, dessa cidade que parece um pedacinho da Alemanha no Brasil. 

É como se fosse um café da manhã no almoço ou na janta. É mais farto, também, com pelo menos uma proteína, tipo tulipa de frango ou costelinha de porco. Normalmente é servido na mesa, com reposição do que o cliente quiser. E quando você estiver bem cheio, vai descobrir que ainda tem uma geladeira de sobremesas.

Café colonial em Nova Petrópolis

Vou enumerar o que aparece nessa foto aí em cima, feita no Café Colonial Opa’s: pão de queijo, bolinha de queijo, rissole, croquete, torta de cebola e de brócolis, pastel, linguiça, pizza caseira, tulipa de frango; pão de milho, pão caseiro, pão multigrãos, geleias, queijos, morcilha, salame, chucrute; bolo de cenoura, bolo de chocolate, cuca, mini churros, rosquinha de polvilho; chá, suco de uva, chocolate quente, café e leite.

Ah, também tinha uma mesa só com sopa de capeletti no salão principal, além do refrigerador com tortas. Em outubro de 2022, estava custando R$ 75 por pessoa. 

A decoração ali no Opa’s também remete à cultura germânica, em uma casinha de madeira, com relógios antigos e louças pintadas na parede. Tem ainda um extenso janelão com vista para os pinheiros que cercam o café. 

Uma dica importante: é interessante contatar antes o restaurante para reservar mesa ou ao menos se certificar de que estarão abertos. Não é todo dia que atendem, especialmente durante a semana.

Cafés coloniais deliciosos em Nova Petrópolis

  • Recanto dos Plátanos: É o meu favorito, já perdi a conta de quantas vezes fui. Tem uma grande variedade de salgados e doces, típicos alemães, ou não – por exemplo, a torta de limão é uma delícia. As músicas alemãs ficam tocando baixinho, e as garçonetes vestem trajes típicos também.
  • Café Colonial Opa’s: é um dos mais tradicionais, fundado há mais de 35 anos por um casal de professores da cidade – recentemente, trocou de direção. A comida é muito gostosa, mas o atendimento é um pouco devagar (em comparação aos outros, você talvez nem repare). As fotos acima são de lá.
  • Serra Verde: Esse café colonial fica pertinho do centro de Nova Petrópolis, na estrada que vai para Gramado, e funciona só de tarde. Tem 70 variedades entre doces e salgados, incluindo sucos, vinhos e buffet de tortas e sobremesas.
  •  Torquês: Aqui o café colonial é apenas parte da experiência gastronômica, tem também opções de comidas quentes, saladas, carnes e comidas típicas alemãs, além de dias que vigora o cardápio a la carte. É onde ocorre a Noite Alemã, com danças folclóricas (necessário fazer reserva).
  • Sabor do Campo: cercado de árvores, fica em uma localidade chamada Morro Korb. Mantém um jeito meio antigo, e se orgulha de servir café quentinho, leite fresco e produtos feitos na hora.

E você já foi em algum desses? Compartilha com a gente nos comentários que outros lugares deliciosos conhece na Serra Gaúcha. 

Noite Alemã no Torquês. Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *