O ar condicionado pode ser uma ótima maneira de manter sua casa fresca durante o verão. No entanto, deixar seu ar condicionado funcionando continuamente pode levar a contas excessivas de energia e causar tensão no meio ambiente, com isso, muitas pessoas se perguntam Como economizar energia com ar-condicionado.
Felizmente, existem maneiras de manter o uso de ar condicionado sob controle para que você não sinta o peso dos altos custos ou do impacto negativo sobre o meio ambiente. Continue lendo para obter sugestões sobre como reduzir o uso de energia com ar condicionado desligando unidades desnecessárias quando elas não forem necessárias e usando ventiladores de teto o máximo possível, por exemplo.
Verifique a eficiência energética de seu ar condicionado
A eficiência dos aparelhos de ar condicionado depende do aparelho de ar condicionado que você utiliza. Você pode verificar a eficiência de seu ar condicionado observando a etiqueta na unidade. Esta etiqueta conterá a eficiência e a capacidade de resfriamento do ar condicionado.
Se você não souber a eficiência de seu ar condicionado, você pode usar um calculador de energia elétrica online para descobrir. Você também pode usar um calculador de energia elétrica on-line para descobrir o uso mensal de energia de seu ar condicionado.
Uma vez conhecido o uso de energia de seu ar condicionado, você pode compará-lo com o uso de energia de um ventilador elétrico, que é muito menor. Se você descobrir que seu ar condicionado não é tão eficiente quanto poderia ser, você pode considerar a possibilidade de substituí-lo por um modelo mais eficiente.
Definir a temperatura certa para o conforto
Escolher a temperatura certa para sua casa pode ajudá-lo a economizar dinheiro. Você será capaz de manter a temperatura correta se ajustar o termostato para 75°F ou abaixo, dependendo da estação do ano.
As temperaturas mais baixas são melhores para o inverno e o verão, respectivamente. Se você não tiver certeza em que temperatura ajustar seu termostato, você pode usar esta prática regra geral.
Além disso, você estiver se sentindo quente ou frio, ajuste seu termostato alguns graus mais alto ou mais baixo para trazer você de volta a uma temperatura confortável. Se você vive em um clima onde as temperaturas muitas vezes variam muito de dia para noite ou de estação para estação, você vai querer experimentar diferentes configurações em seu termostato para descobrir o que funciona melhor para você e sua casa.
Usar ventiladores de teto ao invés de ventiladores de chão
Os ventiladores de teto são ótimos para circular ar frio por toda a sua casa, especialmente nos quartos onde você passa mais tempo. Ao contrário dos ventiladores de chão, que geram vento, os ventiladores de teto são projetados para circular ar a uma velocidade fixa.
Isto significa que eles não criarão fortes rajadas de vento, que podem ser prejudiciais aos móveis finos e aos estofos. Há uma variedade de estilos e tamanhos de ventiladores de teto disponíveis para caber em qualquer decoração.
A secagem e as estações úmidas causam condensação
As casas que sofrem chuvas fortes podem sofrer condensação em janelas e outras superfícies de vidro, causando mofo e outras manchas. A condensação também pode ocorrer em condições de baixa umidade, como quando se está usando um ar condicionado que é muito potente para as condições.
A condensação pode ser evitada mantendo os níveis de umidade em sua casa entre 35% e 75% em estações não condensadas e entre 30% e 80% em estações úmidas ou úmidas.
Você também pode evitar a formação de condensação instalando um isolamento anti-condensação, que está disponível tanto como spray quanto como rolo para baixo. Este isolamento ajudará a evitar a formação de condensação e evitará que o ar condicionado de sua casa se quebre prematuramente, o que pode levar a contas altas.
Não deixar janelas ou portas abertas
Se você vai deixar uma janela ou porta aberta, certifique-se de fechá-la atrás de você. Deixar janelas ou portas abertas resultará em altos custos de resfriamento, pois elas precisarão ser abertas e fechadas toda vez que forem usadas.
Além disso, é importante lembrar que insetos voadores, tais como mosquitos, são atraídos para abrir janelas e portas, o que pode causar doenças. Você pode ajudar a evitar isto instalando uma tela em qualquer janela ou porta aberta.
Proteja sua casa do sol
Proteja sua casa dos danos causados pelo sol. Isto é especialmente importante para superfícies externas, tais como janelas e janelas, que são mais propensas a danos causados pelo sol. Além disso,
Certifique-se de selar estas superfícies com um revestimento de boa qualidade e alta proteção. Também é importante manter sua casa o mais livre possível de poeira em todas as superfícies. Isto ajudará a evitar que o pó se acumule nas superfícies e cause danos.
Além disso, tente manter sua casa fria, mesmo quando estiver quente lá fora. Se você vive em um clima onde o sol é particularmente prejudicial, você pode usar um dispositivo de sombreamento em seu telhado para ajudar a proteger sua casa dos raios solares nocivos.
Obter um termostato programável
Essa é outra maneira sobre Como economizar energia com ar condicionado, muitos termostatos modernos podem ser programados para mudar as temperaturas durante certas horas do dia – como quando você está dormindo ou fora de casa.
Isso pode ajudar a reduzir seu consumo de energia desligando seu ar condicionado durante esses horários, o que é muito menos caro do que operar seu ar condicionado enquanto você dorme ou está longe de casa.
Conclusão
Toda vez que a temperatura aumenta, aumenta a necessidade de ar condicionado. Entretanto, deixar seu ar condicionado funcionando constantemente pode resultar em altas contas de energia e pressões sobre o meio ambiente.
Agora você já sabe como economizar energia mesmo o com ar condicionado ligado direto. Para saber mais sobre dicas e receitas, acesse nosso blog!