Pular para o conteúdo

Filhotes de Gatos – Como Cuidar dos Pequenos Bichanos

  • por

Os filhotes de gatos são ainda mais vulneráveis que os filhotes de cachorro. Os bichanos precisam de um pouco mais de atenção. O recomendado é que só separe o filhote da mãe após oito semanas, quando o bichano começa a imitar os hábitos da mamãe e já come ração e bebe água.

Introduza o leite e a ração mais úmida somente após, no mínimo, três ou quatro semanas. O filhote deve ser acostumado a desmamar aos poucos. Ele só consegue manter-se com uma refeição ao dia depois dos 6 meses; dos 2 meses aos 6 meses eles precisam de, pelo menos, 3 refeições ao dia. Antes disso as refeições devem ser em quantidade pequena, mas feitas várias vezes ao dia, pois o estômago dos filhotes de gatos é muito pequeno.

Essa substituição do alimento dos filhotes de gato deve ser equivalente em sentido nutricional, ou seja, o gatinho deve ter uma alimentação tão nutriente quanto o leite materno e deve ser feita de forma gradual, para acostumar o filhote.

Filhotes de gatos

Higiene e adestramento do gato

Gatos são conhecidos por serem animais limpos. De fato são sim, se lavam com frequência e ao fazerem suas necessidades fisiológicas, costumam cobrir com areia até que o cheiro não exista mais. Mas os filhotes de gato não desenvolvem assim cedo tal habilidade, por isso você deve prover alguns cuidados essenciais.

Leia Mais: Gato também precisa de anti-pulgas?


O filhote de gato que é criado dentro de casa não tem como saber onde pode ou não fazer xixi. O ideal é que seja reservado um cantinho da casa propício e deixar uma caixinha com areia higiênica, que deve ser trocada toda semana. Se tiver essa caixa com areia, aí sim seu gato por instinto felino vai achar o local e vai se habituar a fazer xixi lá.

Com a caixa de areia, aí sim seu gato, por instinto felino, vai achar o local e vai se habituar a fazer xixi lá. Deve-se deixar no mínimo uma caixa de areia para cada gato e uma a mais, e em caso de ter um filhote de gato só, e a casa for grande, deve-se deixar caixas de areia em mais de um lugar da casa. Clique e saiba mais sobre a saúde dos gatos.

Link deste artigo:

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *