Tempo de leitura: 4 minutos
Cada vez mais os minicoelhos são encontrados como pets de estimação, já que são dóceis, interativos e inteligentes. Para que eles se desenvolvam de maneira saudável, é preciso ficar atento à sua alimentação. Mesmo se tornando cada vez mais comum, muitas pessoas perguntam se o minicoelho pode comer couve.
Você sabia que o coelho e o minicoelho são da mesma espécie? Sim, a única diferença está no tamanho. Sendo assim, a base da alimentação deles é a mesma. Veja a seguir alguns cuidados com a alimentação do minicoelho.
O que são minicoelhos?
Os minicoelhos são pets interativos e inteligentes que pertencem à família dos lagomorfos. São herbívoros estritos e não roedores, como muitos acreditam. Por serem herbívoros, eles precisam de mais de 80% da alimentação composta por alimentos de origem vegetal, como feno, verduras, legumes e frutas.
Cada vez mais, esses pets fazem parte das famílias brasileiras, principalmente as que não dispõem de grandes espaços e moram em apartamentos. A maioria das raças de minicoelhos não ultrapassa 35 cm e pesa entre 1 e 2 kg.
Em relação ao tempo de vida, se bem-cuidados, os pets vivem de seis a oito anos. Existem diversas raças de minicoelhos: umas crescem mais do que outras, e todas são permitidas no Brasil. Agora que você já sabe mais sobre as principais características do pet, veja se minicoelho pode comer couve.
Saiba se minicoelho pode comer couve
Sim, minicoelho pode comer couve e outros vegetais, mas também é de suma importância que ele tenha como base da dieta o feno. Ele deve estar disponível o tempo todo na gaiola do minicoelho.
A grande importância de dar couve para coelho é que ele auxilia no funcionamento do intestino do pet e no desgaste dos dentes. O ideal é que o feno participe de cerca de 60% ou mais de sua dieta.
Já a ração tem uma participação menor, cerca de 15 e 20%. É importante oferecer o quantitativo de acordo com as recomendações do fabricante, seguindo o peso do animal. Opte por rações específicas para coelho e de boa qualidade: extrusadas, Premium ou Super Premium.
Os vegetais frescos também são muito importantes na alimentação do minicoelho. Eles podem participar de até 25% da dieta. Veja a seguir quais são e como oferecer vegetais, frutas e verduras a eles.
Como oferecer couve ao minicoelho?
Pode dar couve para coelho diariamente, já que ele é herbívoro e necessita da fibra presente nesse tipo de alimento. No entanto, se ele come ração e feno, a quantidade de verduras a ser oferecida deve ser pequena.
Conforme mencionamos, verduras, legumes e frutas não devem ultrapassar 25% da alimentação diária do pet. Cada um desses ingredientes tem sua proporção específica e frequência indicada.
Então, o que minicoelho pode comer quando se trata de verdura? O ideal é dar uma folha pequena de couve, intercalando com outras duas verduras. A lista de folhas verdes que eles podem comer é bem grande. Confira:
Folhas verdes que minicoelho pode comer
- acelga;
- agrião;
- aipo;
- alfafa;
- almeirão;
- brócolis;
- cenoura;
- chicória;
- couve;
- escarola;
- hortelã;
- rabanete;
- repolho;
- rúcula.
Lembrando que todas as folhas devem ser muito bem higienizadas e, sempre que possível, ter origem orgânica, sem agrotóxicos. Não se esqueça de oferecer pequenas quantidades, variando entre três tipos de folhas diariamente.
Minicoelho também pode comer frutas?
Sim, minicoelho pode comer couve e frutas. Inclusive, os coelhos selvagens possuem uma alimentação na natureza bastante diversificada. Já em cativeiro, precisamos ter um cuidado maior com as frutas a serem oferecidas ao nosso amiguinho.
Isso porque as frutas contêm açúcar e, em grandes quantidades, podem causar obesidade e outras doenças, como a diabetes. Como os pets não se exercitam como o fazem em liberdade, o risco de obesidade se torna maior.
Então, você já deve ter percebido que o exercício é importante para a saúde do coelho. Condicione o oferecimento de frutas à interatividade e brincadeiras com o seu pet. Assim, ele estará fazendo exercícios em casa. As principais frutas permitidas aos orelhudos são a maçã, a pera e a banana, sendo as duas primeiras oferecidas sem sementes, pois elas são tóxicas!
Os coelhos também podem comer morango, pêssego, manga, melão, kiwi, mamão papaia e cereja. Lembre-se de retirar a casca, as sementes e os caroços das frutas. Varie entre duas frutas, duas vezes na semana e em pedaços pequenos, respeitando a proporção na dieta. Dê preferência aos alimentos orgânicos para assegurar que seu animal não terá contato com nenhum tipo de agrotóxico.
Quais vegetais são permitidos?
Os minicoelhos também podem comer alguns legumes in natura que, além da fibra, ajudam no desgaste dos dentes. Entre os mais comuns, podemos citar a beterraba, a cenoura, o brócolis, o pepino e o chuchu.
Nesse caso, escolha um e ofereça um pedaço pequeno diariamente ao seu orelhudo. Sempre que tiver dúvidas sobre a alimentação do minicoelho, não hesite em procurar o médico-veterinário dele.
Ah, e lembre-se: a beterraba, devido ao seu pigmento, irá deixar as fezes e a urina do coelho em tom avermelhado. Assim que cessar a oferta, elas voltam à coloração normal.
Gostou de saber que minicoelho pode comer couve? Então, acompanhe as publicações do blog da Petz para conferir quais outros alimentos podem fazer parte desse orelhudo!