Tempo de leitura: 4 minutos
Você é apaixonado pelos vários tipos de begônia? Com mais de 1.400 espécies espalhadas pelo mundo, é difícil escolher uma única só. Somente no Brasil, já foram registradas mais de 250 espécies. Em outras palavras, a variedade é enorme.
Para escolher as melhores opções para a sua casa, é necessário saber quais são os principais tipos de begônia.
Se está pensando em aprender como cuidar de begônia e quer entender mais sobre essa plantinha, confira o conteúdo a seguir. Abaixo, o blog da Petz listou sete tipos de begônia. Dê uma olhadinha!
1. Begônia elatior
Ao falar de begônia no Brasil, refere-se à begônia elatior, um dos tipos mais comercializados no território nacional. Ela é muito usada em decorações de interiores, já que é bem elegante. As flores lembram muito as rosas vermelhas, além de serem encontradas nas tonalidades: rosa, amarelo e branco.
Por conta dessa característica, ela também é conhecida como begônia vermelha. Para garantir a viscosidade das pétalas, é preciso cultivá-la sempre em meia-sombra, em um ambiente protegido do frio.
2. Begônia-rex
A begônia-rex tem visual marcante. Ela recebeu esse nome por conta dos padrões nas folhas, que podem ir de um verde mais escuro até um vermelho-vinho e um amarelo-limão.
É uma planta nativa dos vales da Índia, do Vietnã e da China, que produz flores o ano todo. Para aproveitá-la em todo o esplendor, é preciso aprender como cuidar: sempre a mantenha em luz difusa e à meia-sombra, na parte interna da casa.
3. Begônia maculata
A begônia maculata é mais uma flor brasileira da lista! Com as folhas longas de cor verde-oliva, com manchinhas brancas e parte inferior avermelhada, essa planta ganhou facilmente o título de ornamental.
Ao contrário dos outros tipos de begônia, essa planta não floresce o ano todo, somente na primavera, época em que produz cachos de flores brancas e com tons rosados, bem delicados.
Não é à toa que a begônia maculata conquistou o coração de muitos brasileiros! Para tê-la na sua casa, lembre-se de colocar o vaso em meia-sombra e dê preferência a lugares com janelas, ou seja, com iluminação indireta.
4. Begônia cerosa
A begônia-cerosa é uma planta brasileira facilmente encontrada toda floridinha na rua. Ela floresce o ano todo, com flores vermelhas e pequenas, porém os caules podem atingir até 20 cm.
Diferente das outras begônias, a cerosa pode ser cultivada em lugares com sol pleno sem problemas, tornando-se uma planta perfeita para jardins, com outras plantas ou solitária.
5. Begônia-asa-de-anjo
Talvez, o nome seja um pouco diferente, mas a begônia-asa-de-anjo pode não ser uma desconhecida para você. Isso porque é muito comum encontrá-la em vários jardins brasileiros. Fique atento às características: folhas espessas em forma de coração e com coloração intensa.
Se você estiver pensando em cultivar a begônia-asa-de-coração, não se preocupe que ela não é muito exigente! Essa planta pode ser cultivada tanto em sol pleno quanto em meia-sombra, ou seja, tanto em canteiros quanto em vasos. Porém, cuidado com as baixas temperaturas, já que ela não se desenvolve nesse clima.
6. Begônia prateada
Um pouco menos comum que os outros tipos de begônia já citados, a begônia prateada surge somente na primavera e no verão, sempre com abelhas e borboletas por perto.
As folhas são bem grossas e curvadas, revestidas com pelinhos brancos — daí o seu nome. Vista pela primeira vez, dá a impressão de é quase desértica, como as suculentas ou os cactos, porém a temperatura de cultivo fica entre 10ºC e 20ºC.
Além disso, a begônia prateada odeia mudanças bruscas de temperaturas. Por isso, se estiver vindo uma frente fria, o melhor é guardá-la em casa para evitar a queda das folhas.
7. Begônia caracol
A begônia caracol finaliza a lista. Ela recebe esse nome devido ao padrão e ao formato das folhas verde-escuras, que se mesclam em espiral, como uma concha de caracol, um dos maiores encantos!
Assim como a maioria dos tipos de begônia, a caracol não gosta de sol pleno. Por isso, o cultivo é indicado para vasos à meia-sombra, com a luz solar indireta, principalmente por meio de janelas. O solo precisa manter-se úmido, então regue-o de duas a três vezes por semana.
Essa planta é subtropical, por isso não suporta temperaturas baixas. Assim, o clima deve ser úmido e quente, nunca abaixo de 15ºC. Tenha o cuidado de protegê-la quando houver geadas.
Gostou de saber sobre os tipos de begônia? Acesse o site da Petz e veja o catálogo de produtos de jardinagem para conseguir tudo o que precisa para cuidar das suas flores!