Com o objetivo de cooperar para que a formação de médicos-veterinários alcance a excelência, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) aprovou na última semana durante a 547ª Sessão Plenária Ordinária resolução que institui Sistema de Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária no estado de São Paulo.
A certificação dos cursos, idealizada pela Comissão Técnica de Educação do Regional, será voluntária e ocorrerá em três níveis: bronze, prata e ouro, com validade de três, quatro e cinco anos, respectivamente. O processo de avaliação será realizado conforme edital a ser publicado no primeiro semestre de 2023, e os requisitos de habilitação estabelecidos pela Resolução CRMV-SP 2.994, aprovada no dia 15 de dezembro.
“Dentro do trabalho que respalda esta gestão, temos como grande alicerce justamente a aproximação do Conselho junto às universidades, pois elas são o berço da Medicina Veterinária. Queremos viabilizar ferramentas que possam contribuir para a melhoria no ensino. Um projeto como este estimula a busca pela excelência e faz com que haja um aspecto qualitativo amplificado dentro de suas instituições”, destaca o vice-presidente do CRMV-SP e presidente da Comissão Técnica de Educação, Fábio Manhoso.
Para o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, a iniciativa está alinhada às três principais frentes de atuação da gestão: ouvir os profissionais que já estão no mercado de trabalho, por meio dos CRMVs Escuta, evento realizado regionalmente; orientar os recém-formados, com as palestras ministradas durante as cerimônias de entrega de cédulas; e o estudante, aproximando o Conselho das instituições de ensino superior.
“Queremos colaborar para que a sociedade escolha o melhor caminho, e para com o futuro dos nossos filhos. É importante que a formação esteja à altura dos anseios das famílias que tanto batalham e do futuro profissional que abraça esta carreira tão nobre que é a da Medicina Veterinária, e também de sua família. Cuidar da educação é mais do que zelar pela classe, é cuidar para que no futuro a sociedade seja bem atendida e esteja protegida”, ressalta Mossero.
Requisitos e critérios de avaliação
Para submissão de documentos e avaliação de forma a obter os selos de qualidade, o curso deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação ou Conselho Estadual de Educação de São Paulo, e estar em funcionamento há, no mínimo, 10 anos.
“A avaliação será feita pelos membros da Comissão de Educação, sempre em dupla, assessorados por um técnico do Conselho Regional. Será realizada análise documental das instituições inscritas e aquelas selecionadas por critério qualitativo receberão, dentro do número de vagas estabelecido no edital, as visitas in loco. O relatório da Comissão de Educação será submetido, ainda, à Plenária para homologação final”, afirma Manhoso.
Para certificação no nível bronze, será exigido o conceito máximo em pelo menos 70% dos indicadores do Instrumento de Avaliação a ser publicado em edital, no nível prata, 80%, e no nível ouro, 90%. As avaliações serão feitas a partir de três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e técnico-administrativo, e infraestrutura.
Lançamento do edital
O presidente da Comissão Técnica de Educação, Fábio Manhoso, afirma ter a perspectiva de lançar o edital para o primeiro ciclo de avaliação do Sistema de Certificação durante o II Encontro de Coordenadores de Curso em Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, a ser realizado na capital paulista no dia 28 de abril.
A intenção é apresentar aos coordenadores de curso o instrumento de avaliação e os critérios do processo de certificação em detalhe. “O Conselho está buscando formas e ferramentas de valorizar cada vez o ensino da Medicina Veterinária no estado de São Paulo. O instrumento de avaliação irá estipular os critérios a serem analisados para a certificação, mas também servirá de apoio às instituições, pois traz uma ferramenta de gestão para que os coordenadores possam aprimorar os seus cursos”, conclui Manhoso.
Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Médico-veterinário fala sobre os cuidados na hora de viajar com os pets
Nova resolução aprova Sistema de Certificação para cursos de Medicina Veterinária em SP
Médico-veterinário dá orientações de como dar banho nos cães em casa