Tempo de leitura: 4 minutos
Não faltam motivos para ter uma calopsita em casa! Afinal, ela é dócil, bonita, inteligente e companheira, além de alegrar o dia do tutor com a cantoria. Porém, se você pensa que todos esses atributos surgem de uma hora para a outra, saiba que não acontece dessa maneira. Isso porque é preciso aprender como ensinar calopsita a cantar!
Apesar de terem facilidade no aprendizado, as calopsitas precisam de tempo e dedicação para aprenderem truques, além do canto. Assim como acontece com os humanos, as habilidades delas se desenvolvem com o tempo, como a famosa cantoria.
Desta forma, caso você queira ajudar seu passarinho a adquirir essa prática, é hora de aprender como ensinar calopsita a cantar. Não se preocupe, pois essa tarefa não é muito difícil. Saiba mais a seguir.
Fêmeas podem cantar? Veja os pré-requisitos
Diferentemente dos canários, que são cantores natos, o canto das calopsitas não é exatamente inato. Porém, para a alegria dos tutores, elas aprendem rapidamente a reproduzir sons e músicas. Basta dar um pequeno empurrãozinho.
Vamos começar por uma dúvida bastante comum entre os tutores. Você já deve ter ouvido falar que apenas os machos de calopsita cantam. Porém, segundo a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, isso não passa de um mito. É possível aprender como ensinar calopsita a cantar independentemente do sexo.
Segundo ela, na verdade, a característica mais importante costuma ser a idade da ave. Ao adquirir um filhotinho, é preciso treinar a calopsita. Assim, o animal cria um vínculo maior com o tutor, facilitando o aprendizado.
Assim, as chances de extrair assobios e lindas cantorias são maiores. Além disso, é importante que sua ave esteja saudável física e mentalmente, já que dificilmente você vai saber como ensinar calopsita a cantar quando ela estiver doente ou estressada.
Passo a passo para ensinar a calopsita a cantar
Para ensinar uma calopsita a cantar, é preciso garantir que ela esteja acostumada com você e com o ambiente onde vive. Por isso, não a force a nada, e sempre respeite o espaço e a vontade da ave.
Caso você tenha dúvidas de como fazer isso, confira a matéria do blog da Petz sobre como adestrar uma calopsita. A partir desses pontos, o segredo de como ensinar a calopsita a cantar é promover a repetição, conforme o passo a passo a seguir:
- escolha um momento em que a calopsita esteja calma e disposta;
- aproxime-se do pet quando ele estiver na gaiola ou no seu dedo e faça um assobio, que pode ser um pequeno trecho de uma música;
- repita o som algumas vezes, mas nunca de maneira exaustiva, cuidando para que a ave não fique estressada. Sempre observe a reação da calopsita durante as interações;
- faça isso diariamente até o pet começar a reproduzir o som.
Em um primeiro momento (ou até a calopsita começar a cantar), o ideal é que o trecho da música escolhido seja curtinho e descomplicado. Assim, fica mais fácil para a ave assimilá-lo.
Com o tempo, é possível observar que o pássaro começa a reproduzir sons mais complexos até de forma espontânea, muitas vezes. Por isso, tenha paciência. Aos pouquinhos, você vai ver a sua calopsita cantando!
Cuidados com o adestramento
Na ânsia de fazer a calopsita cantar rapidamente, alguns tutores podem pesar a mão. Contudo, esse não é o melhor caminho, mesmo quando você está impaciente ou sente raiva.
Esbravejar com esse ou com qualquer outro pet está fora de cogitação. Além de não ajudar em nada no processo de ensino, essa atitude só vai estressar o seu amiguinho de asas.
Tempo de treinamento
Embora seja recomendado repetir a canção diariamente, fazer isso por tempo prolongado é extremamente estressante para esse pet, que possui o metabolismo rápido. Assim, tenha atenção ao relógio!
Procure fazer “aulas de canto” de 10 minutos, no máximo, parando sempre que a ave demonstrar estar cansada. Esse é o tempo perfeito para ela aprender, sem se desgastar muito, você não acha?
Segundo a Dra. Mariana, não é necessário tanto esforço, já que a calopsita costuma “copiar” sons que encontra no dia a dia naturalmente, em condições de saúde e ambiente adequadas. “Por exemplo, a minha calopsita aprendeu a cantar a música da máquina de lavar só de ouvi-la funcionar”, brinca a veterinária.
Por isso, não importa o truque que você deseja ensinar. O primeiro passo é levar o pet uma vez por ano ao veterinário, ao menos. Além disso, garanta a ele uma alimentação equilibrada e um enriquecimento ambiental ideal.
O que você achou das dicas sobre como ensinar calopsita a cantar? Vai começar a ensinar a sua? Se precisar de alguns incentivos ou mimos para dar ao seu passarinho, não deixe de acessar o site da Petz! Nele, existem vários produtos feitos especialmente para o seu companheiro de asas. Confira.