Tempo de leitura: 4 minutos
Quando o assunto é a nossa saúde, a orientação é bastante conhecida: devemos realizar check-ups médicos com certa periodicidade para prevenir problemas graves. Porém, você sabia que os pets também precisam realizar exames veterinários rotineiramente?
Realizar exames veterinários periódicos é fundamental para a identificação prévia de certas enfermidades. Dessa forma, a saúde do seu pet estará sempre em dia. A seguir, confira quais são os principais exames e qual é a função de cada um deles!
Hemograma
O hemograma é um dos principais exames laboratoriais veterinários. Ele é usado para indicar processos inflamatórios e infecciosos, assim como anemias e presença de hemoparasitas, além de evidenciar alterações plaquetárias e sugerir problemas de medula óssea (de produção de células sanguíneas).
Esse é um procedimento feito por meio de amostra de sangue venoso, geralmente coletado das veias jugulares (no pescoço), cefálicas (na pata da frente) ou safena (na pata de trás). Para esse tipo de exame clínico veterinário, é recomendado deixar o seu animal sem comer por 8 a 12 horas antes.
Exame de urina
Agora, o exame de urina em cães e gatos auxilia no diagnóstico de diabetes e outras doenças endócrinas. Além disso, esse procedimento indica a presença de infecção urinária e fornece informações importantes em relação ao funcionamento do rim do animal.
Mas como ele é feito? A urina é coletada por meio da sondagem uretral ou da cistocentese (procedimento no qual a urina é retirada diretamente da bexiga, com auxílio de seringa e agulha, que entra pela barriguinha do pet). O ideal é que o animalzinho esteja com a bexiga cheia.
Exame coproparasitológico (exame de fezes)
Esse exame veterinário serve para detectar a presença de vermes e protozoários causadores de doenças intestinais, como a giardíase e a isosporose. Assim, seu bichinho ficará livre desses agentes prejudiciais.
O exame coproparasitológico veterinário é realizado por meio da coleta de fezes. Geralmente, são solicitadas amostras de diferentes dias para um diagnóstico mais preciso e, consequentemente, para a segurança do seu pet.
Função hepática
Esse é um exame que identifica alterações e possíveis doenças no fígado. Sendo assim, está entre os mais importantes cuidados que devemos ter com os animais, uma vez que o bom funcionamento desse órgão é fundamental.
Ele é bem simples! É tudo feito pela análise da amostra de sangue, no qual são avaliadas as concentrações de substâncias ligadas à função do fígado. Assim, medem-se as taxas de albumina, produzidas pelo órgão, e determinadas enzimas, comuns no sangue quando as células hepáticas estão lesionadas.
Ultrassonografia abdominal
A ultrassonografia abdominal é um exame veterinário realizado para investigar alterações nos órgãos e nas glândulas abdominais, como pâncreas, fígado, rins, bexiga, adrenais e intestino. A origem dessas mudanças pode variar, como neoplásica (câncer), inflamatória, infecciosa, etc.
É um pouco invasivo, mas não se preocupe! O exame só precisa que o pet esteja com a região do abdômen tosada, o que é feito na hora do procedimento. O animal é colocado de barriga para cima, e o veterinário aplica um gel no abdômen dele para facilitar o movimento do transdutor que captará as imagens.
Eletrocardiograma
O eletrocardiograma avalia a condução elétrica do coração, apontando a possível presença de arritmias. Além disso, esse exame pode sugerir alterações morfológicas de câmaras cardíacas, cujo diagnóstico deve ser feito por meio do ecocardiograma veterinário.
Esse exame é bem simples: o animal é deitado de lado e contido na mesa de exame. Em seguida, o médico-veterinário fixa alguns eletrodos no corpo do pet para captar a condução elétrica do coração. Não é preciso preparo, e o animal não leva choque.
Exame sorológico para FIV e FeLV
O FIV e FeLV são procedimentos específicos para gatos, mas entram nessa lista de exames veterinários importantes. Seu principal intuito é diagnosticar doenças como a Aids (FIV) e a leucemia felina (FeLV).
No exame, é recolhida uma amostra do sangue do gato, submetida à busca por antígenos da doença (partes dos vírus) ou anticorpos (reação do organismo às enfermidades).
Esses são os principais exames feitos em animais de estimação. Entretanto, além deles, outros tipos de procedimentos clínicos podem ser solicitados pelo veterinário. Tudo vai depender de fatores como a idade e o histórico médico do pet.
A importância do histórico do pet
Antes de solicitar os exames veterinários, o especialista precisa checar o histórico do pet. “Quando se tem conhecimento de doenças prévias e dos resultados de exames antigos, é possível solicitar testes mais específicos e direcionar uma investigação mais precisa”. Quem explica isso é a Dra. Camila Sanches, médica-veterinária da Petz.
A especialista ressalta que a raça é outro fator que pode levar o veterinário a solicitar determinados exames. Ela cita que os cães da raça Schnauzer miniatura, por exemplo, têm predisposição à hiperlipidemia primária (altos níveis de gordura no sangue).
Sobre as raças de gatos, a Dra. Camila diz o seguinte: “Podem ser solicitados testes genéticos para diagnóstico de doença do rim policístico em Persas e mestiços dessa raça a partir dos dois meses de vida”.
Esperamos que todas as suas dúvidas sobre os principais tipos de exames veterinários tenham sido respondidas. Se quiser mais uma dica, nós temos: não deixe de conferir o site da Petz! Nós temos vários produtos incríveis feitos especialmente para os animais. Venha ver!