Tempo de leitura: 4 minutos
Quem é tutor de gato faz o possível para entender a linguagem corporal por meio de alguns comportamentos curiosos que o felino tem. Porém, você sabe por que os gatos cheiram a boca do dono?
Gatos cheirando o dono, dando lambidas e mordidinhas leves estão expressando a linguagem corporal deles. Hoje, você confere mais sobre essas atitudes para saber como se comunicar com os felinos!
Saiba por que os gatos cheiram a boca do dono
Já se perguntou por que os gatos cheiram tudo? Eles são pets olfativos. Muitos especialistas acreditam que o fato esteja ligado à sobrevivência deles na vida selvagem. Mesmo domesticados, eles mantiveram algumas características dos ancestrais.
Aliás, os felinos possuem muito mais de uma característica selvagem. Um exemplo são as unhas retráteis e o prazer em caçar. No entanto, com a domesticação, eles se tornaram pets fofos e amorosos.
Quem fala que o gato não sente amor pelo tutor está muito enganado, pois o felino possui alguns comportamentos que indicam o quanto ele estima as pessoas que vivem no lar.
A resposta para “por que os gatos cheiram a boca do dono?” é um exemplo! Esse comportamento indica que eles precisam sentir o cheiro da pessoa a qual estimam. Isso pode acontecer em qualquer ocasião e com mais de um membro da família.
Às vezes, o gato sente o cheiro do dono quando está dormindo. Outras vezes, ele se aproxima do nada com o mesmo comportamento. Como o gato é olfativo, fica fácil entender que, com esse comportamento, ele sabe diferenciar todos que vivem com ele.
Essa questão é científica, já que ele armazena o cheiro ao passar a informação para o cérebro e reconhecer o odor posteriormente. Inclusive, é comum que um gato cheire a boca de outro, pois eles estão se familiarizando, demonstrando que estimam e querem ser amigos do pet da mesma espécie.
Os gatos também costumam cheirar a boca de pets de outra espécie. Quem é tutor de cachorro e gato já viu esse comportamento entre eles. Assim, o fato do gato cheirar a boca do dono está relacionado à necessidade de conhecer o tutor por que o estima.
Conheça outras linguagens corporais dos gatos
Ao conhecer a linguagem corporal do gato, é muito mais fácil saber o motivo de algumas atitudes. Inclusive, isso aproxima cada vez mais os gatos dos tutores. Agora que você já aprendeu por que os gatos cheiram a boca do dono, confira o que outros comportamentos do pet significam!
Gatos também pedem comida
Não são somente os cachorros que aprendem certos comandos por observação. Um exemplo é que os gatos também pedem comida quando estão com fome. Basta observá-los rodando em volta do pratinho.
Alguns também miam e se esfregam nas pernas das pessoas quando querem algo. Quando o tutor tem essa compreensão, a convivência é muito mais fácil e feliz.
Gatos também sentem afeto pelo tutor
Alguns gatinhos adoram dar leves mordidinhas no tutor. Geralmente, elas são delicadas e acontecem quando eles estão recebendo carinho. No entanto, alguns gatos também mordem o tutor quando querem atenção. Eles adoram brincar de morder, e isso é a prova de que eles sentem amor pelas pessoas.
Gatos também esperam o tutor na porta
Muitos gatos aprendem o barulho do carro ou simplesmente sentem quando o tutor está chegando na porta. Eles são tão carinhosos que não param de se esfregar nas pernas de alegria.
Gatos também demarcam território
As demarcações de território também fazem parte da comunicação dos gatos, e isso não acontece somente pela urina. Eles deixam o cheiro esfregando a cabeça, o corpo e arranhando os locais.
Quando eles marcam o território com urina, o ideal é procurar um médico-veterinário e providenciar a castração. Assim, além deles ficarem mais caseiros, não correm o risco de sofrer maus tratos nas ruas.
Com toda essa comunicação e linguagem corporal dos felinos, é possível dizer que os gatos cheiram a boca do dono porque desejam aumentar os laços de carinho que já possuem com o tutor.
Cada miado tem um significado diferente
Se você prestar atenção, vai entender os significados dos miados do felino. Um exemplo é que, quando ele está bravo, costuma emitir um som mais agudo. Quando está relaxado, ao receber carinho, mia de uma maneira mais delicada.
Alguns tutores percebem o miado diferente até quando o felino está com fome. Tudo isso é possível graças à convivência e à interação entre gato e tutor.
Gostou de saber por que os gatos cheiram a boca do dono? Para conferir mais conteúdos como este, acompanhe as publicações do blog da Petz e entenda o que o seu gatinho quer dizer!