Tempo de leitura: 3 minutos
Muitos tutores querem saber por que os gatos mudam os filhotes de lugar: será que é uma atitude comportamental ou faz parte dos instintos selvagens dos felinos?
Quem é tutor de gato sabe o quanto ele é um pet único: enquanto adora o conforto do lar, também sabe ser independente quando quer. Hoje, você confere mais sobre esse assunto.
Por que a gata trocou os filhotes de lugar?
Se você é tutor de uma gatinha, deve ter se deparado com essa cena. Por mais que você tente proteger os gatos filhotes, a felina os muda de lugar. Por que os gatos mudam os filhotes de lugar?
Algumas vezes, não contente com o local escolhido, eles levam os filhotes para outro canto da casa. Aliás, locais fechados e protegidos são os preferidos para carregar os gatos recém-nascidos.
Por que os gatos mudam os filhotes de lugar?
Mesmo domésticos, os gatos ainda guardam o instinto de proteger a ninhada. Na natureza, os felinos carregam os filhotes e os trocam de lugar devido a outros predadores.
Quando abandonadas, as felinas criam esconderijos para os gatos recém-nascidos em telhados. Se percebem um perigo iminente, os instintos maternos afloram para os proteger a todo custo, sendo esse o motivo pelo qual os gatos mudam os filhotes de lugar.
Casa segura
Possivelmente, você pode estar pensando que sua casa é o local mais seguro para a felina, mas não é o que ela está vendo. Às vezes, basta ela ouvir um latido ao longe para os instintos maternos aflorarem e mudar os gatos de lugar. Isso explica por que os gatos mudam os filhotes de lugar!
Se ela se sentir ameaçada, vai ter essa atitude. O melhor a fazer é deixá-la escolher um local adequado. Desse modo, ela não sofre estresse, e os filhotes ficam seguros. No entanto, se o local escolhido for perigoso, com muita calma e paciência, você pode tentar mostrar um lugar mais adequado a ela.
Entrega dos filhotes ao tutor
Agora que você já sabe a resposta para “por que os gatos mudam os filhotes de lugar?”, pode ser que surja outra dúvida: por que, às vezes, a gatinha leva os filhotes até o tutor? Esse comportamento também é bastante comum, e o motivo é bem simples: ela vê no tutor a segurança que precisa.
No entanto, o melhor que você faz é levar os gatinhos novamente para o ninho. Quando a gata leva os filhotes até você, pode acontecer dela perder o interesse neles, já que alguém está cuidando dos felinos para ela.
Embora muito raro, caso ela rejeite os filhotes, você precisa conseguir uma felina para amamentar e ter como cuidar dos gatos filhotes durante os primeiros meses.
Castração
Ao adotar um felino, o ideal é castrá-lo, pois, desse modo, não existe o risco de um dos filhotes ser abandonado futuramente. Mesmo que a sua intenção seja a melhor ao doar os gatinhos, você não é responsável por eles após a escolha de outro tutor. Assim, a castração é a melhor opção.
Você sabe qual é o momento ideal para a castração? Primeiro, a gata entra no cio entre os 6 e 9 meses. Geralmente, ela fica mais carinhosa nesse momento, mia com mais frequência e se esfrega em tudo que vê. Caso ela encontre um gato macho nesse período, possivelmente vai ficar prenhe.
Nesse momento, é importante que um médico-veterinário seja consultado. A gestação felina dura entre 60 e 65 dias. As gatas entram no cio novamente pouco tempo depois do parto. Assim, podem ter diversas gestações durante a vida, algo desgastante.
Quando devo castrar o gato?
A castração deve ser realizada nas gatas após a vacinação completa. Os machos podem ser castrados entre os cinco e seis meses. No entanto, tudo vai depender do aval do médico-veterinário.
Afinal, caso o gato seja filhote, o profissional pode realizar alguns exames e dizer o melhor momento para o felino ser castrado. Se você adotou um felino adulto, o ideal é passar com ele em uma consulta para marcar a castração. Além das crias indesejadas, o procedimento evita outros problemas de saúde, pois o pet fica mais caseiro, e as fugas tendem a diminuir.
Gostou de saber por que os gatos mudam os filhotes de lugar? Confira as outras publicações do blog da Petz para entender cada vez mais o que os felinos querem dizer com os comportamentos!