Quem tem gato sabe que este é um dos animais mais limpinhos que você pode ter, eles prezam muito pela própria higiene e vivem se limpando. Os gatos se lambem para se limpar e para remover pelos mortos, o único probleminha é que esses pelos viram uma bola de pelo depois que eles engolem.
Ingerir uma bola de pelo é algo muito comum entre os bichanos, por hábito. Porém pode virar um sério problema de saúde e aqui você vai saber mais sobre esse assunto.
As bolas de pelo formam o que chama-se de tricobezoar, que são formados por, além da bola de pelo, secreções gástricas, isto é o que o gato costuma vomitar. Esse pode parecer um problema maior para os gatos de pelagem média ou longa, mas também atinge gatos de pelo curto, embora com menos frequência.
A bola de pelo é mais fácil de ser formada no estômago do gato nos períodos de muda, ou seja, na primavera e no outono, pois o gato tende a perder mais de sua pelagem e, por consequência do hábito de se lamber, irão engolir ainda mais pelos.
Se o problema for realmente apenas a ingestão de pelos, você pode ficar mais tranquilo, pois é facilmente resolvido. No entanto, para saber isso, você deverá analisar o conteúdo do vômito, para se certificar se ele vomitou tricobezoar, vomitou a ração ou um objeto estranho, por exemplo. Nestes casos, será imprescindível a visita ao veterinário.
Leia Mais: Alergia a Gatos – Quem é o vilão, o pelo ou a saliva?
–>
- Categorias:
- Moda e Beleza para Gatos, Saúde do Gatos
- Tags:
- atenção, banho, bichanos, bolas, cuidados, felinos, gatos, pelos
ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.