Tempo de leitura: 4 minutos
Os bichanos são animais carnívoros obrigatórios. Assim, eles dependem única e exclusivamente de carne para sobreviver. Embora isso seja um fato, existem outros tipos de alimento que podem ser usados para enriquecer a dieta do pet. Porém, será que gato pode comer repolho?
Em relação ao pet doméstico, a base alimentar também pode ser a ração, que deve ser específica para esse animal. Contudo, existem alguns petiscos naturais ótimos para a saúde do seu gato.
Essa variação alimentar é boa para suplementar os nutrientes necessários. Dessa maneira, é possível garantir uma vida mais saudável e um melhor funcionamento do organismo. Além de permitir mais interatividade nas refeições.
Por isso, caso você deseje incluir repolho cru ou cozido na alimentação do seu animal de estimação, confira o conteúdo exclusivo que preparamos para você a seguir!
Afinal, gato pode comer repolho?
Sim! Gato pode comer repolho. Porém, é necessário lembrar que os vegetais devem fazer parte de 15% da dieta dele, no máximo. O repolho é muito nutritivo para o felino, já que é rico em fibras e vitaminas K e C. Além disso, ele possui diversos minerais, como manganês, potássio, cálcio e outros.
Esse vegetal também é um ótimo antioxidante, ajudando nas defesas naturais do gato. Além disso, o repolho pode contribuir para a melhora do sistema digestivo e traz bons resultados para as atividades do coração do felino.
Sabemos que existem vários tipos de repolho: repolho verde, branco e japonês. Para ter certeza de que seu pet vai ser beneficiado com as propriedades do alimento, confirme sempre com o veterinário qual é a alternativa mais indicada para o seu bichano.
Outros vegetais, legumes e frutas que gatos podem comer
Mesmo sabendo que os diferentes tipos de repolho podem ser incluídos na dieta do seu gato, é importante lembrar que eles devem servir como petiscos. Isso quer dizer que os vegetais não podem ser a fonte principal da alimentação do bichano, que deve ser a ração, preferencialmente.
Também é importante lembrar de não temperar o repolho cozido ao prepará-lo para o seu pet. Isso porque os gatos são sensíveis a uma série de produtos, que podem fazer muito mal à saúde do pet.
Os legumes e as verduras podem ser ingeridos de diversas maneiras pelo seu gato. Alguns devem ser oferecidos após cozidos, enquanto outros precisam estar crus ou até mesmo congelados.
Por exemplo, brócolis e batata só podem ser entregues após cozidos. Além disso, os temperos devem ser totalmente dispensados. Já as ervilhas são melhores de comer cruas ou congeladas.
Por isso, confira algumas outras frutas que gatos podem comer a seguir:
- melão;
- maçã sem semente;
- banana;
- morango;
- pera;
- melancia.
Já quando falamos de verduras e legumes, gato pode comer repolho, além de:
- cenoura;
- alface;
- vagem;
- quiabo;
- jiló;
- chuchu;
- brócolis;
- couve-flor;
- espinafre.
Vegetais, legumes e frutas que gatos não podem comer
Apesar de existir uma grande quantidade de frutas, legumes e verduras que os gatos podem comer, há aquelas que não devem ser incluídas na refeição do seu felino.
A seguir, confira algumas frutas tóxicas para gatos:
- uva;
- uva-passa;
- laranja;
- abacate;
- toranja;
- limão;
- tangerina.
Por outro lado, os legumes e os vegetais que os gatos não podem comer são:
- cebola;
- alho;
- batata crua;
- tomate.
Cuidados especiais na alimentação do gato
Além de saber que gato pode comer repolho e conhecer os cuidados com as frutas, os legumes e os vegetais, é preciso ter cautela com alguns outros alimentos oferecidos aos felinos. O primeiro deles é a carne.
Esse é um alimento que os gatos podem comer. Porém, é preciso se precaver, já que ele não pode ser ingerido cru, devido às grandes chances de contaminação e doenças que podem ser adquiridas.
O leite é outra opção que exige cuidado na alimentação do gato. Muitas pessoas acreditam que oferecer leite de vaca para o felino é permitido. Porém, na verdade, não é recomendado dar essa bebida ao animal.
Isso porque ela possui uma alta concentração de açúcar. Porém, é pobre em proteínas e gorduras. Além disso, essa alternativa causa vômito e diarreia no animal, pois ele pode sofrer com a intolerância à lactose.
O único leite recomendado aos gatos é o da amamentação, quando eles são filhotes. Isso porque a bebida possui todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável do pet.
Agora que você já sabe que gato pode comer repolho e conhece os alimentos que os felinos não devem consumir, que tal entender mais sobre a dieta do animal aqui, no blog da Petz? Acompanhe nossas publicações!