A Elanco Saúde Animal divulgou os resultados do encerramento de seu quarto trimestre fiscal e do ano inteiro de 2023, destacando um aumento de 5% nas receitas. O lucro bruto atingiu US$ 519 milhões, equivalente a 50,1% da receita no quarto trimestre de 2023.
“A Elanco encerrou 2023 com um resultado forte, retornando ao crescimento (excluindo a variação cambial) durante todo o ano e entregando um crescimento de 5% no quarto trimestre, impulsionado principalmente por nosso negócio de animais de produção, receita de inovação e crescimento de preços”, disse o presidente e CEO da Elanco Saúde Animal, Jeff Simmons.
“Embora tenhamos superado nossas expectativas de vendas e demonstrado uma forte gestão de despesas operacionais no quarto trimestre, o EBITDA ajustado foi impactado negativamente por aproximadamente US$ 18 milhões em itens inesperados, principalmente a desvalorização significativa do peso argentino que ocorreu em dezembro de 2023. Durante o ano passado, melhoramos a nossa infraestrutura comercial para apoiar o nosso crescimento, duplicamos as vendas de nossos lançamentos ano após ano, retomamos o crescimento das receitas e adotamos medidas para acelerar o pagamento da dívida”, acrescenta Simmons.
Expectativa para 2024
Em relação às perspectivas para 2024, a Elanco tem a expectativa de um crescimento de receita entre 1% e 3%. Segundo Simmons, “continuamos otimistas com os nossos três produtos que estão em estágio avançado de revisão regulatória – a expectativa é ter essa aprovação no primeiro semestre de 2024. Isso complementará as nossas expectativas de faturamento no segundo semestre do ano”.
A Elanco também anunciou uma reestruturação estratégica para redirecionar investimentos para áreas com um maior potencial de geração de valor. “Essa medida nos permitirá aprimorar nossas iniciativas de lançamento de produtos, dando prioridade a melhorias no fluxo de caixa e reduzindo consideravelmente nossa alavancagem financeira, tanto pela melhoria do nosso fluxo de caixa livre quanto pela venda planejada do nosso negócio em aquacultura. Acreditamos que os investimentos que estamos fazendo em 2024 fornecerão a base para permitir o crescimento sustentado das receitas a médio e longo prazo”, conclui Simmons.
No que diz respeito ao mercado brasileiro, a Elanco prevê para 2024, e pelo segundo ano consecutivo, lançamentos em diferentes divisões do negócio.
Fonte: Elanco, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
CRMV-SP realiza III Encontro de Coordenadores de Cursos de Medicina Veterinária
Mais de cinco bilhões de animais silvestres são criados para fins comerciais pelo mundo
Como amenizar a ansiedade dos animais de companhia?