Pular para o conteúdo

Apartamento pode ser um ambiente feliz para o cachorro

  • por

É claro que ter um cachorro em um apartamento demanda cuidados especiais, mas isso também leva a momentos muito especiais de companhia e carinho. Com alguns ajustes e dedicação, você pode criar um ambiente saudável e feliz para o seu melhor amigo. O segredo reside na atenção dedicada às necessidades específicas do animal e na criação de um ambiente propício para seu bem-estar. 

Shih tzu, poodle toy, lhasa apso, chihuahua, maltês, pug e yorkshire terrier são algumas raças de cães ideais para quem mora em apartamento. Isso porque são animais de pequeno porte e, geralmente, não são muito ativos. Além disso, costumam latir menos e são mais tranquilos.  

Ainda assim, todos os cachorros precisam de exercício para se manter saudáveis e felizes. Dessa maneira, o tutor precisa encontrar maneiras divertidas e criativas de fornecer exercício aos animais dentro do apartamento.

Os jogos de treinamento de obediência podem ser interessantes, assim como perseguir bolas e brinquedos. Além disso, também é recomendado levá-los para passear na rua com mais frequência, para que eles possam se exercitar. 

“Com a população vivendo verticalmente, sem espaço suficiente para os cães se exercitarem, o passeio se torna primordial”, explica a médica-veterinária Caroline Moretti, sócio-fundadora e diretora-geral do Grupo Vet Popular. 

Woman playing with her dog at home using rope toy
Tutor precisa encontrar maneiras divertidas e criativas de fornecer exercício aos animais dentro do apartamento (Foto: reprodução)

Educar e treinar o seu cão é também uma parte importante da vida em apartamento. Por isso, ensinar-lhes comandos básicos como “deitar”, “sentar” ou “ficar”. Isso ajudará a controlar o comportamento do pet. O treinamento também ajudará a construir um relacionamento de confiança entre o tutor e o animal.  

“O adestramento é realizado não só para trabalhar problemas de comportamento, mas também para ensinar o cão como que nós, humanos, gostaríamos que ele se comportasse em diferentes situações”, afirma a médica-veterinária e adestradora, Camila Hermes. 

Por fim, visando evitar que o cachorro incomode os vizinhos de apartamento, alguns procedimentos importantes podem ser adotados. Primeiro, é preciso assegurar que o animal aprenda as regras básicas de comportamento. Também não se esqueça de ensinar ao pet que latir a noite inteira não é permitido. 

Fonte: O Tempo, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Estudo indica que tamanho dos cães influencia saúde do animal

Patas curtas do gato Munchkin conquistam redes sociais

Pet com “tremedeira”: pode ser frio ou até mesmo intoxicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *