Pular para o conteúdo

Doença periodontal afeta 85% dos cães e gatos

  • por

O “sorriso” cativante do seu pet não é só uma expressão facial de relaxamento ou alegria; é, na realidade, um indicador da sua qualidade de vida.  A doença periodontal, por exemplo, associada ao mau hálito, afeta surpreendentes 85% dos cães e gatos com mais de três anos, segundo um estudo conduzido pela Mars Petcare. Essa condição ultrapassa o desconforto oral, podendo desencadear problemas mais sérios, como inflamações nas gengivas, perda de dentes e outras complicações graves.

De acordo com o médico-veterinário e consultor Clínico Científico da HTM VET, Rodrigo Moretti, muitos tutores desconhecem a importância da escovação regular dos dentes dos animais. Essa prática simples, no entanto, previne o acúmulo de placa bacteriana e reduz os riscos de tártaro e gengivite.

Manter a saúde bucal dos mascotes evita a disseminação de bactérias da cavidade oral para a corrente sanguínea, o que pode impactar até órgãos vitais. Cuidados preventivos servem não apenas para manter o sorriso do seu pet brilhante, mas também para garantir uma saúde geral robusta.

Tutores também devem considerar adotar práticas regulares de cuidados com a saúde bucal dos pets (Foto: reprodução)

“As consultas regulares ao veterinário são essenciais. Os profissionais da área podem realizar limpezas completas, solicitar exames detalhados e oferecer serviços específicos para a saúde bucal do animal, mesmo se ela já estiver prejudicada. A fotobiomodulação, por exemplo, é eficaz no tratamento de diversas condições bucais, desde mucosites e gengivites até casos de parestesia facial. Por ter efeitos bioestimulantes e analgésicos, é capaz de proporcionar alívio e promover a cicatrização, a depender de cada caso”, pontua o especialista. 

Além das idas constantes ao veterinário para garantir a saúde e o bem-estar dos pequenos companheiros, os tutores devem considerar adotar práticas regulares de cuidados animais, como higiene e dieta adequadas e brinquedos específicos para prevenir problemas dentários.

A médica-veterinária Odontologista do Nouvet, centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo, Mariana Suemi Fugita, defende que hábitos como esses podem até contribuir para aumentar a expectativa de vida dos pets: “Os cuidados ajudam a prevenir doenças bucais que podem ter repercussões sérias na sua saúde geral dos bichinhos, talvez dando até mais tempo de vida e saúde para cães e gatos. Doenças periodontais, cáries e infecções podem ser evitadas ou identificadas precocemente, permitindo intervenções adequadas para ele viver mais e com mais conforto ao lado de seu tutor”.

Fonte: Nouvet e HTMVet, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Espirro reverso: quando é preciso procurar um veterinário?

Fumaça do cigarro afeta saúde respiratória dos pets

Médico-veterinário exerce funções estratégicas na saúde pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *