Tempo de leitura: 4 minutos
Muita gente já conhece os benefícios da castração. Capaz de deixar os gatos mais caseiros e tranquilos, ela ajuda a diminuir as fugas, impede gestações indesejadas e evita que o bichano fique exposto a várias doenças. Porém, você também já deve ter ouvido falar que o lado negativo é fazer com que o pet ganhe peso. Portanto, é fundamental saber qual é a melhor ração para gatos castrados.
Antes de desistir da cirurgia, saiba que o problema pode ser evitado com mudanças simples na alimentação e na rotina do bichano. Então, está pronto para descobrir qual é a melhor ração para gatos castrados e o que fazer para evitar que eles engordem? Dê uma olhadinha nas dicas.
Afinal, por que os gatos castrados engordam?
Antes de descobrir o que fazer para combater a obesidade felina, é interessante saber por que gatos castrados tendem a engordar. “Os gatos castrados têm três vezes mais tendência a ganhar peso, apresentando maior nível de apetite e menor disposição para os exercícios”, confirma a médica-veterinária da Petz, Dra. Vivian Carvalho.
Ainda de acordo com a especialista, isso ocorre porque a castração retira órgãos (testículos ou ovários) responsáveis pela produção de hormônios sexuais — lembrando que tudo é feito com cuidado e sob efeito de anestesia.
Sem esses hormônios, o animal passa por uma desaceleração metabólica (o corpo gasta menos energia para se manter), apresenta menos disposição para atividade física e tem um incremento de apetite. Em outras palavras, ele fica com mais fome e menos vontade de se exercitar. O resultado é maior tendência a ganhar peso.
No entanto, existem diversas opções de rações secas e úmidas para o bichano esterilizado! Com certeza, ele vai se apaixonar e se deliciar por alguma delas, não acha?
Por que dar ração em vez de comida humana?
Mesmo com a disponibilidade de vários tipos de ração de gato (comum, Premium, úmida, light), às vezes, surge a vontade de mimar o felino, com um petisco, um pedaço de carne ou um pouquinho de pão.
No entanto, isso não é recomendado! Na verdade, é preferível sempre evitar. Isso porque os animais não possuem o mesmo sistema digestivo que os seres humanos e podem ter dificuldades de ingerir algumas substâncias:
- leite;
- cebola;
- alho;
- chocolate;
- uva;
- abacate;
- cafeína;
- atum.
Algumas comidas até são toleradas, porém, se forem consumidas em excesso, podem levar a problemas renais, dores de barriga, alergias e até consequências mais graves. Por isso, cuidado!
Benefícios da ração para gato castrado
Quando o assunto é a perda ou o controle de peso, uma das primeiras coisas que vem à mente é a redução da quantidade de ração para gato. Porém, segundo a Dra. Vivian, a prática pode resultar em um desequilíbrio nutricional.
Como alternativa mais segura, a médica-veterinária sugere a adoção de uma ração para gato castrado. Isso porque as porções apresentam maior concentração de nutrientes, com menos calorias e redução de até 20% no valor energético, sem diminuir os nutrientes ou a quantidade de comida.
Entre os principais diferenciais dessa ração, estão a maior presença de fibras e a redução na quantidade de gordura. “Uma dieta para gatos rica em fibras reduz o teor energético da comida e proporciona saciedade”, explica a veterinária.
Já a gordura é parcialmente substituída por componentes como proteínas, que concentram menor quantidade de calorias e ajudam a manter a massa muscular do gato. Inclusive, essas qualidades são essenciais na hora de escolher qual é a melhor ração para gatos.
É exatamente devido a essas particularidades que a Dra. Vivian afirma que o ideal é oferecer a ração Super Premium para gatos castrados, de preferência com orientação veterinária.
Estimule a atividade física
A perda ou a manutenção do peso do bichano não depende somente de escolher qual é a melhor ração para gatos. É preciso estimular a atividade física, o que é um grande desafio para muitos tutores, já que gatos não são os companheiros mais frequentes em caminhadas ou corridas.
A tarefa de colocar o bichano para se movimentar é mais simples e divertida do que parece. Uma das melhores maneiras de fazer isso é com enriquecimento ambiental, que permite o pet explorar o ambiente.
Capriche na oferta de túneis e prateleiras, assim como o uso de brinquedos que façam o gato andar e pular bastante, como aqueles pequenos focos de luz que eles adoram perseguir.
Outra dica é tornar a alimentação mais lenta e interessante com o uso de bolas que liberam as melhores rações para gatos castrados de maneira gradual. Assim, o bichano se exercita e ainda come da maneira certa.
Agora que você já sabe o que fazer para evitar que o seu pet fique obeso após a castração, converse com um veterinário sobre a mudança da alimentação e peça a recomendação da melhor ração para gatos. Conhecendo as necessidades do seu bichano, o profissional pode indicar a melhor opção.
Não importa a marca ou o tamanho, no site da Petz, você encontra tudo que precisa. Acesse e veja os produtos de qualidade por preços acessíveis para mimar o seu felino agora mesmo.